segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Blumenau acolhe 41 crianças e adolescentes em abrigos

Blumenau acolhe 41 crianças e adolescentes em abrigos

 

Por Filipe Rosenbrock [PMB]

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) atua no município junto de crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violação dos seus direitos, com duas unidades de acolhimento em Blumenau. Nesses locais, 26 crianças e 15 adolescentes contam com acompanhamento social, psicológico e educacional até que completem sua maioridade civil. Existe ainda uma terceira instalação gerida por uma organização não governamental.

De acordo com a Semudes, a violência física e sexual, além da negligência e pais dependentes de substâncias psicoativas, são os principais fatores de acolhimentos. Atualmente duas crianças e um adolescente estão aptos para adoção, já que não podem ser acolhidas por um familiar.

O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, ressalta que os abrigos não devem ser seu lar definitivo. “Embora nossas crianças estejam em locais acolhedores e com servidores dedicados em sua proteção, este local não deve ser definitivo. Nosso foco é que voltem para suas famílias ou que estejam em novos lares protegidos pelo amor familiar. Filhos não são somente os sanguíneos, mas os que são ligados pelos sentimentos fraternais da adoção”, destacou.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o município deve acolher crianças e adolescentes afastados de seu convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Isso até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para uma família acolhedora.

O processo de adoção pode ser iniciado no Fórum de Blumenau, localizado na Rua Zenaide Santos de Souza, 363, bairro Velha. Quem deseja saber mais sobre a adoção pode participar do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau (Geaab), que se reúne mensalmente na última terça-feira do mês, às 19h, na Escola Técnica do SUS, localizada na Rua Dois de Setembro, 1.510, bairro Itoupava Norte.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS