sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralBlumenau: 23 ocorrências de incêndios florestais nos 12 primeiros dias de dezembro

Blumenau: 23 ocorrências de incêndios florestais nos 12 primeiros dias de dezembro

Incêndio na vegetação do morro ao lado do Neumarkt Shopping no Centro de Blumenau, no dia 10 de dezembro.

 

Comuns nesta época do ano, os incêndios florestais estão na lista das ocorrências mais atendidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros de Blumenau. Somente nos 12 primeiros dias de dezembro deste ano, 23 ocorrências de início de incêndios foram registradas pelos bombeiros. De acordo com o 1º tenente do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, Fillipi Pamplona, o número é alarmante já que atingiu o mesmo número de ocorrências registradas em todo o mês de dezembro do ano passado.

De acordo com Pamplona, os incêndios em sua totalidade são provocados pela interferência humana sem intenção dolosa. Ele cita os casos como queima de lixo e de outros materiais nas residências, que podem ser levados pelo vento a atingir a floresta. “A limpeza de terrenos, incluindo a queimada da lavoura para o plantio de uma nova cultura também estão entre os registros que mais provocam incêndios”, diz Pamplona, citando ainda as fogueiras construídas nos acampamentos sem os devidos cuidados.

Por isso, a Defesa Civil, que é responsável pelo acolhimento inicial das famílias cujas residências foram atingidas pelo fogo, e o Corpo de Bombeiros, orientam a comunidade para que não queime o lixo nas residências. Além disso, não se deve queimar os materiais colhidos nos terrenos baldios, bem como da lavoura. Pamplona explica também que o município é beneficiado com a presença de mata nativa, o que favorece a permanência de baixa temperatura e umidade do solo, mas isso muda em épocas com temperaturas mais elevadas.

Segundo Pamplona, a queima de materiais nas casas podem comprometer a segurança das residências próximas. “Além de estar contra o que estabelece a legislação, a queima de lixo ou de materiais nas casas favorece a produção de fumaça, o que pode comprometer seriamente as residências vizinhas. Principalmente idosos e crianças podem ser os mais afetados em função da poluição”, diz.

Por Joni César, da PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS