quinta-feira, 21 outubro 2021
InícioGeralBlukit envia comunicado à imprensa falando sobre o incêndio desta segunda (3)

Blukit envia comunicado à imprensa falando sobre o incêndio desta segunda (3)

Incendio-Blukit_3-8-15_51
Foto: Luciano Bernz

A empresa Blukit, atingida pelo incêndio nesta segunda-feira (3), enviou um comunicado oficial para imprensa no início desta tarde de terça-feira (4). Antes, às 10h52min, já tinha informado através de sua página no Facebook a seguinte mensagem:

Agradecemos por todo o apoio recebido nas últimas horas, especialmente dos nossos funcionários e da comunidade de Blumenau. É um momento delicado, mas a colaboração de tantas pessoas e as mensagens de conforto nos fazem ver como nossa empresa é querida pela comunidade. Todas as providências já estão sendo tomadas e logo tudo estará normalizado.

Às 13h18min, a empresa se manifestou oficialmente:

Comunicado à imprensa – Blukit

A Blukit agradece por todo o apoio que tem recebido dos colaboradores e da comunidade em geral e informa que a causa do incêndio ocorrida nesta segunda-feira (3) ainda não foi confirmada. Possivelmente até amanhã teremos informações mais precisas para divulgar. Felizmente, não houve nenhum ferido. Os prejuízos materiais ainda estão sendo contabilizados.

Agradecemos o empenho do Corpo do Bombeiros, que começou o trabalho por volta das 14h30 de ontem e só terminou à noite. Hoje pela manhã os bombeiros estiveram novamente no local para conter um pequeno novo foco de incêndio.

Estamos retomando os trabalhos da empresa em etapas. Inicialmente, estamos atuando para fazer nosso servidor voltar ao normal. Em seguida, iremos realocar os funcionários e retomar algumas atividades. Ao todo, 113 funcionários trabalham nesta unidade.

Atenciosamente
Direção Blukit

 

Na tarde de ontem, às 17h56min, a empresa já tinha se manifestado pela sua página de Facebook, comunicando que o dia seria de trabalho. Todos os funcionários foram convocados a compareceram nesta manhã de terça.

Comunicado aos funcionários:

Para passar informações e orientar sobre os próximos dias, a diretoria da empresa pede a todos os funcionários da matriz para comparecerem em frente à Blukit, na Rua João Pessoa, nesta terça-feira, dia 4, às 8h, diferentemente do comunicado anterior. Agradecemos a compreensão de todos e esperamos por vocês. Felizmente não tivemos vítimas e logo retomaremos nossas atividades normais!

 

Incendio-Blukit_3-8-15_56
Foto: Luciano Bernz

O Corpo de Bombeiros informou em relatório emitido nesta manhã de terça (4), que foi acionada ontem por volta das 14h30min, conforme informamos aos nossos leitores precisamente. Durante o deslocamento das viaturas, chamou a atenção a enorme coluna de fumaça e gases quentes resultantes da combustão. Ao chegarem no local, funcionários da empresa e outros 12 brigadistas da Empresa vizinha Schwanke, além de moradores da vizinhança tentavam controlar as chamas com o sistema hidráulico da empresa Schwanke e magueiras de jardins.

Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte

As pessoas se esforçaram para retirar móveis e matéria prima, nas áreas que ainda estavam seguras. Em um primeiro momento, o Corpo de Bombeiros chegou com 4 viaturas (AT-32, AQ-01, ABS-01 e AC – 02) e 14 Bombeiros Militares. As equipes, viaturas e linhas de ataque foram estrategicamente distribuídas por toda edificação restringindo o avanço do incêndio, preservando espaços importantes da empresa, principalmente, onde concentrava-se grande parte de maquinários, e também as edificações vizinhas.

Incendio-Blukit_3-8-15_60
Foto: Luciano Bernz

 

Para o controle efetivo das chamas se fez necessário solicitar apoio de outras unidades de bombeiros vizinhas, Brusque (Carreta), Indaial (BV – Carreta), Gaspar (AT) e ainda dois caminhões pipas do SAMAE – Blumenau. O incêndio iniciou no piso superior do galpão central, evoluindo para as extremidades, onde existia uma grande concentração de polímeros plástico (Polipropileno), borrachas, caixas de papelão e metais (Latão e Inox).

Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte

 

Foram utilizados aproximadamente 200 mil litros de água da empresa vizinha Schwanke, mais a de um hidrante de calçada nas proximidades do local do incêndio e dos caminhões e carretas que constantemente eram abastecidas. Não foi possível precisar a quantidade de água exata aplicada para controlar definitivamente o incêndio. Os trabalhos prosseguiram sob o comando do Sargento Preto, Chefe do Socorro, até ás 3h.

Foto: Soni Robinson Witte

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS