quinta-feira, 21 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Binário entre a Rua Chile e República Argentina entra em operação nesta...
- Propaganda -

Binário entre a Rua Chile e República Argentina entra em operação nesta sexta (18/12)

Alteração proporcionará melhor escoamento da região e redução do tempo de espera em semáforos e cruzamentos.

12:10

Entra em funcionamento a partir da próxima sexta-feira (18/12/20), a efetivação do sistema binário de trânsito entre a Rua Chile e a Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. O trânsito de todo o entorno sofrerá alterações que requerem atenção dos motoristas. A conclusão da obra de revitalização da via proporcionará mais fluidez da região, ampliação da segurança viária, além disso, vai promover a redução do tempo de espera em semáforos e cruzamentos.

A primeira das modificações a ser considerada é a na Rua República Argentina, que passa a ter sentido único desde a interseção com a Rua Chile até a Ponte Adolfo Konder. Para o motorista que for se deslocar do Centro ao bairro Ponta Aguda, terá que dobrar à direita sentido Rua Uruguai, como hoje já o faz, caso queira seguir sentido Anel Viário Norte, não poderá entrar na Rua Paraguai e sim seguirá através do prolongamento da Rua Chile até a Rua República Argentina.

Se a intenção do motorista for entrar na Rua das Missões, este terá duas alternativas, dobrar à esquerda na Rua Paraguai, como atualmente faz, ou poderá seguir através do prolongamento da Rua Chile até a Rua República Argentina e retornar por ela até a Rua Paraguai.

Outra mudança diz respeito aos condutores vindos da Rua das Missões. Aos que pretendem seguir em direção ao Anel Viário Norte, este seguirá através da Avenida Brasil até a interseção com a Rua República Argentina, diferentemente do que ocorre hoje, pois ele não mais fará a conversão à esquerda. Como o trecho da Avenida Brasil entre República Argentina e Rua Chile terá o sentido invertido em direção à Prainha, o condutor ao chegar no semáforo da interseção da Avenida Brasil com a Rua República Argentina, este seguirá reto ao novo sentido da Avenida Brasil, até chegar na Rua Chile, seguindo assim pelo prolongamento em direção ao bairro.

Aos motoristas vindos da Rua das Missões que queiram seguir em direção ao Centro, estes continuam acessando à Rua Uruguai e farão a conversão à direita para a Ponte Adolfo Konder. Outra modificação que já está em vigor nos últimos meses é a proibição da conversão à esquerda na saída da Ponte dos Arcos. Neste caso, os condutores vindo da República Argentina que queiram acessar à ponte podem convergir à direita na Rua Guatemala, passando pela Rua Bolívia e saindo na Rua México para chegar na República Argentina e posteriormente chegar até a ponte.

Outra alternativa de acesso neste local consiste no motorista seguir pela República Argentina até a Avenida Brasil, no trecho que terá a mão invertida, convergir à esquerda e seguir até o prolongamento da Rua Chile, para retornar a República Argentina e assim chegar na Ponte dos Arcos.

“O trânsito a partir desta sexta-feira ficará bastante alterado, mas ficará melhor, mais rápido e principalmente mais seguro e com menos tempo de espera. Estamos privilegiando com esta obra não apenas os veículos, mas também os pedestres e ciclistas, pois a partir da conclusão da duplicação da Ponte Adolfo Konder, teremos de fato o funcionamento de todo este sistema viário”, avalia o diretor geral da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Michael Maiochi.

Para facilitar no entendimento das alterações no trânsito da região, durantes os primeiros dias, os agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) estarão no local para orientar os condutores.

Investimento

Financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a revitalização da Rua República Argentina e implantação do binário da Rua Chile recebeu um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões. A obra em sua totalidade contempla ainda a rotatória em frente à Rua Luiz Eleodoro da Silva, a alça de acesso paralela à Ponte do Anel Viário Norte, além de outros 4,2 quilômetros de ciclovias e calçadas.

Por Fernando Gonzaga

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.