terça-feira, 30 novembro 2021
InícioEventosBatalhas medievais, escudos e machados Vikings, demonstração de arco e flecha, além...

Batalhas medievais, escudos e machados Vikings, demonstração de arco e flecha, além de outras atrações

 

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Sérgio Campregher

Para quem gosta do que envolve a cultura medieval, tem um final de semana imperdível para curtir. O 1º Festival Medieval de Blumenau começou às 8 h deste sábado (15/16/19) com a parte acadêmica no auditório da biblioteca da Furb, em que participaram 30 pessoas. As palestras foram sobre os jograis de Dom Afonso (trovas), a feira medieval de Carambeí (PR) cidade com descendência holandesa, e fechou com literatura medieval, com o pós-doutor Álvaro Bragança Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O resto da programação foi realizada no Clube de Caça e Tiro Concórdia, localizado na Rua Euclides da Cunha, nº 533, no bairro Velha, em Blumenau. A Feira medieval começou às 13h, onde um grande público já esperava, aliás a organização se surpreendeu com a quantidade de pessoas que prestigiaram.

Durante a tarde tiveram demonstrações de batalhas medievais e de arco e flecha. Expositores vendiam trajes de época, alguns da Alemanha, hidromel, bonecos de inspiração medieval, escudos e machados Vikings, facas artesanais (cutelaria), entre outros.

 

 

Duas cervejarias artesanais não deixaram os participantes passar sede, nesta tarde quente em a temperatura chegou a 30,7°C às 14h. Uma delas é a Segredos do Malte, que tem em sua decoração a temática medieval e já foi tema de matéria em OBlumenauense.

Uma oficina deu mais detalhes sobre a dança medieval, como a Ritual “Sami Song” (Madhavath Botogoske) e a Tribal Battle Maiden, com Keila Fernandes. A Banda Mandala Folk começou sua apresentação no final da tarde e o encerramento no sábado foi com contos ao Redor da Fogueira, com Eduardo Metzger. Segundo a organização, quase 500 pessoas participaram das atividades do festival.

A primeira atividade no domingo (16) será às 10h30min com a Dança Ritual Bem-Vindo à Fólkvangr (Madhavath Botogoske). Em seguida, às 11h30min, tem oficina de Dança Medieval; às 13h apresentação de Dança: A Canção das Fadas (Keila Fernandes); apresentação de Dança do Ventre (Cia de Danças Árabes), às 15h a Banda Mandala Folk volta ao palco e termina às 19h com a “Perfomance Falk’s, a serpente!”.

Os ingressos variam entre R$ 17,50 e R$ 90. Para ver as opções (lado direito da tela) e comprar, você pode clicar aqui.

 

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS