terça-feira, 27 julho 2021
InícioCulturaBanda Sinfônica da Secretaria de Educação retoma ensaios presenciais em Blumenau

Banda Sinfônica da Secretaria de Educação retoma ensaios presenciais em Blumenau

Os ensaios são semanais e ocorrem na EBM Machado de Assis, local onde tudo começou, em 7 de junho de 2016.

Neste mês de junho, a Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) completa cinco anos. Coordenada pela professora Bia Pasold, e inserida no Programa Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras, a corporação atualmente é formada por 40 estudantes, nove professores e regida pela professora e maestrina Mônica Kropp Constante.

Os ensaios ficaram por um período suspensos devido à Pandemia, mas com acompanhamento de forma on-line. Seguindo todas as regras sanitárias foi decidido pelo retorno dos ensaios presenciais por naipes até o início das férias.

Os naipes estão divididos em Madeiras (clarinetes, saxofones), Metais (trompetes, eufônios, trombones, trompa de harmonia e tubas), Percussão (tímpanos, bateria, pratos e pequenos instrumentos percussivos) e também Teclas (xilofone, carrilhão, glockenspiel). Os ensaios acontecem semanalmente todas as terças-feiras na EBM Machado de Assis, local onde tudo começou, em 7 de junho de 2016, sob a batuta da Professora e Maestrina Jaqueline Rangel.

Após cinco anos de existência, a Banda Sinfônica já fez vários concertos e apresentações em Blumenau, como também em outras cidades catarinenses e no Estado do Paraná. O primeiro deles foi em dezembro do mesmo ano, no Teatro Carlos Gomes. Bia Pasold conta que no início o maior desafio foi para as crianças e adolescentes se acostumarem com o formato muito diferenciado de uma Banda Escolar para a Banda Sinfônica. “Especialmente na questão do repertório muito mais complexo e também com o aprimoramento técnico para executar o instrumento do seu naipe”, destaca.

Todos os estudantes que ingressaram na Banda Sinfônica possuem uma boa técnica Instrumental, pois recebem aulas práticas e teóricas individuais e coletivas de seus naipes com professores de música do próprio Programa. O objetivo é propiciar aos estudantes um aprimoramento técnico musical, com isso oportunizando a profissionalização.

Como participar

Neste ano novamente aconteceu à reestruturação dos integrantes da Banda, inclusive na regência. A Maestrina Jaqueline Rangel, que desenvolveu um trabalho de excelência à frente da banda, solicitou a saída após quatro anos na regência, para seguir outros caminhos profissionais, assim como ex-integrantes.

Por este motivo sempre acontece uma audição para compor a Banda Sinfônica, sendo que todo ano há poucas vagas, os estudantes permanecem na corporação por três a quatro anos.

Os estudantes da Banda Sinfônica possuem de 12 a 16 anos e após as férias escolares será feita mais uma audição, sendo que há algumas vagas em aberto. Os Professores Regentes das Bandas Escolares estarão indicando os estudantes para esta audição.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS