Banco de Leite Humano de Blumenau é reconhecido como padrão ouro

Premiação reconhece o rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam.

Texto: Marília Prado | via PMB

Durante cerimônia realizada no último domingo, dia 12, em Joinville, o Banco de Leite Humano de Blumenau foi certificado como padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O certificado é entregue anualmente, como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam. As normas seguidas são as da Rede BLH, juntamente com as orientações da Anvisa.

Certificado-Banco-Leite

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisabeth Kuehn de Souza, relata que um dos diferenciais de Blumenau é que a unidade é municipal e funciona fora do ambiente hospitalar, o que possibilita que seja realizado um trabalho mais próximo às mães e em parceria com as equipes de saúde. “O nosso serviço se destaca porque possibilitamos o aleitamento tanto nos hospitais quanto após a alta da mãe e do bebê. Nossa equipe também dá orientações, prepara as equipes das unidades de saúde e dessa forma presta apoio em todas as fases da amamentação”, afirma Elisabeth.

A coordenadora ressalta ainda que a elevação dos índices de aleitamento materno tem ajudado a reduzir as doenças e as mortes infantis. Os prematuros internados em UTI Neonatal recebem o leite doado e precisam do alimento com extremo rigor em qualidade sanitária, para que sua recuperação seja rápida. Esta doação deve ser segura e adequada, para garantir o uso do leite na sua totalidade, evitando desperdícios.

Banco de leite precisa de doadoras

Para continuar garantindo a alimentação dos pequenos, o Banco de Leite Humano de Blumenau precisa de doações e doadoras. Para assegurar o recebimento e a qualidade do material coletado, mulheres saudáveis e com leite sobrando, podem entrar um contato com a unidade pelo telefone 3081-7570.

Toda a coleta é realizada pelas próprias doadoras, que recebem as orientações e apoio necessário para a retirada do leite da mama nas suas casas, além dos vidros esterilizados para armazenamento. O recolhimento do material é feito nas residências pela equipe. No Banco de Leite a amostra é pasteurizada, acondicionada e encaminhada conforme necessidade para os hospitais.

O Banco de Leite Humano de Blumenau funciona junto ao Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na rua 2 de Setembro, defronte à Policlínica, das 7h às 17, sem necessidade de agendamento. O serviço existe em Blumenau desde 1998. Além do processamento de leite humano, o setor também tem um ambulatório de aleitamento materno, no qual atende as mulheres com dificuldades para amamentar.