quinta-feira, 23 setembro 2021
InícioEventosBanco de Alimentos é oficialmente inaugurado em Blumenau

Banco de Alimentos é oficialmente inaugurado em Blumenau

abertura-banco-alimentos-02
Equipamento será responsável por fazer a coleta, triagem e armazenamento de alimentos que serão entregues a entidades.

Uma cerimônia que teve início às 9h da manhã de hoje, segunda-feira, inaugurou oficialmente o Equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional – Banco de Alimentos de Blumenau. A solenidade ocorreu no próprio Banco de Alimentos, localizado na rua Engenheiro Udo Deeke, no bairro Salto do Norte, nas dependências da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa). O espaço é importante para a estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do município e fará a coleta, triagem e armazenamento de alimentos. “Esses alimentos chegarão às ONGs e às pessoas que mais precisam, aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, explicou o prefeito Napoleão Bernardes.

O Banco de Alimentos, teve sua construção iniciada em 2008, mas a obra foi interrompida porque a construtora que ganhou a licitação abandonou os trabalhos. “Foi mais uma importante obra aguardada pela comunidade que tiramos do papel e entregamos aos blumenauenses” complementou Napoleão. O equipamento, que tem ampla e adequada estrutura, será o responsável por distribuir os alimentos para entidades inscritas nos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e Segurança Alimentar (Comsea), e que servem refeições às pessoas mais necessitadas. Os alimentos chegarão ao local principalmente por meio de doações. Atualmente, 20 boxistas da Ceasa já realizam, diariamente, doações de hortifrutigranjeiros ao Banco de Alimentos.

Um dos principais programas que será operacionalizado por meio do equipamento é o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). O programa consiste em fazer compras diretas da agricultura familiar de produtores blumenauenses e repassá-las para os programas, entidades e projetos socioassistenciais que oferecem alimentação às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Desta forma, tanto as pessoas que necessitam dos alimentos quanto os pequenos agricultores familiares ganham”, disse o secretário Valdecir Mengarda.

via PMB | Texto: Andressa Scaburri | Fotos: Eraldo Schnaider

abertura-banco-alimentos-01

abertura-banco-alimentos-04

abertura-banco-alimentos-03

abertura-banco-alimentos-05

abertura-banco-alimentos-07

abertura-banco-alimentos-08

abertura-banco-alimentos-06

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS