quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioGeralBalneário Camboriú, Penha e Barra Velha; ainda tem pontos impróprios para o...

Balneário Camboriú, Penha e Barra Velha; ainda tem pontos impróprios para o banho

 

Foi divulgado nesta sexta-feira (21/12/18), o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2018-2019, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As coletas foram realizadas de 17 a 21 de dezembro, e mostram uma pequena melhoria na qualidade da água do mar para banho humano no litoral catarinense.

De acordo com o resultado, no total 78,5% dos pontos analisados estão próprios para banho. Em Florianópolis, dos 75 locais averiguados, em 80% recomenda-se o mergulho. No restante do litoral, dos 144 pontos, 112 apresentam condições favoráveis para banho.

Em relação ao relatório anterior (14/12), cinco pontos passaram da condição de impróprio para próprio (Florianópolis, Garopaba, Itapema, Joinville e Piçarras). Mas em outros quatro pontos aconteceu o contrário, dois deles em Balneário Camboriú, e os outros em Florianópolis e Penha.

Seguem os dados das praias mais frequentadas pelos moradores do Vale do Itajaí:

  • Barra Velha: Rua Antônio R. da G. Moura e na Lagoa de Barra Velha (Rua Dr. Plácido Gomes de Almeida Oliveira, altura do nº 336);
  • Balneário Camboriú: em frente às ruas 3500 e 2500, no Pontal Norte e na lagoa de Taquaras (Praia de Taquaras);
  • Itapema: Rua 129 e o sul do Rio Bela Cruz na Rua 205;
  • Penha: frente às travessa particular Marcelo dos Santos (Praia da Armação do Itapocorói), Antônio Aniceto da Costa frente), também na frente das ruas Blumenau (nº 5450, na Praia da Fortaleza) e Maria Emília Costa e Inês de Souza (Praia do Quilombo).
  • Porto Belo: Rua Manoel F. da S. Neto ao lado do Trapiche. Praia de Perequê na Rua Almirante Fonseca Neves e na foz do rio Perequêzinho.
  • Bombas: Rua Biriba;
  • Bombinhas: Avenida Vereador Manoel José dos Santos 1149 e no canto direito da praia próximo ao Riacho.

As coletas e análises são feitas em 219 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. Os ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA destaca ainda o cuidado dos banhistas ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. O alerta é para que população e visitantes não se banhem em saídas de rios, de riachos e galerias pluviais. Além disso, o IMA chama a atenção para a situação das placas. Algumas, especialmente durante a alta temporada, são retiradas, danificadas ou vandalizadas. Desta forma, a recomendação é que os usuários cliquem aqui para saber a condição das praias catarinenses.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS