domingo, 7 março 2021
Início Geral Balneabilidade: 68% das praias catarinenses estão próprias para o banho

Balneabilidade: 68% das praias catarinenses estão próprias para o banho

 

 

 

Praia Brava, em Itajaí, município em que não foi encontrado nenhum ponto impróprio ao banho, segundo o IMA | Foto: Giselle Leal

 

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou um novo relatório de balneabilidade, referente a coletas realizadas entre os dias 27 a 31 de janeiro. O resultado apontou que 68% dos 231 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, índice menor do que o resultado anterior que era de 71,4%.

As análises de qualidade da água são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Das praias mais frequentadas pelos moradores do Vale do Itajaí, podemos destacar os seguintes locais em que foram encontrados locais impróprios para o banho:

Balneário Camboriú: em frente às ruas 1.000, 3.000, 4.900 (Pontal Sul) e lagoa na praia de Taquaras.

Porto Belo: praia de Perequê na Foz do rio Perequezinho.

Bombinhas: canto direito da praia, próximo ao riacho, em frente à Rua Rio Madeira. Praia de Bombas, em frente às as ruas Ariramba (esquerda do riacho) e Tiriba.

Itapema: em frente às ruas 205, 227, 113 129 E 1 (sul do Rio Bela Cruz) e 319.

Navegantes: em frente às ruas Júlia C. do Nascimento e 8150 (posto 7 Salva Vidas), além da Foz do Rio Gravatá.

Penha: Praia Alegre em frente à travessa particular Marcelo dos Santos. Praia da Armação do Itapocorói – em frente às ruas Maria Emília Costa, Inês de Souza (Praia do Quilombo), Antônio Aniceto da Costa, Blumenau (5450 Praia da Fortaleza). Praia São Miguel, em frente à Rua Arno Becker.

Barra Velha: em frente às ruas Dr. Plácido Gomes de Oliveira (n° 336), Humberto Pimentel e Antônio R. Da G. Moura.

 

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados pelo IMA, 60 estão em condições de receber banhistas, o que representa 69,0%. No restante do litoral, das 144 áreas onde há coleta, em 97 recomenda-se o mergulho. Com relação ao relatório anterior, 12 pontos passaram da condição de próprio para impróprio. Entre eles, os pontos 11 e 95, em frente ao Monumento da Polícia Militar e em frente à Rua Altamiro Guimarães, na Beira-mar Norte. Quatro pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.

O IMA alerta para os atos de vandalismo às placas de balneabilidade, especialmente nas Praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, em Florianópolis e solicita que os banhistas, sempre que possível, acessem o site para saber a condição atualizada e correta do ponto.

Baixe o relatório completo clicando aqui.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS