Bairro Velha Central ganha nova rotatória e mudanças no trânsito em Blumenau

Intervenções incluem faixa adicional, novo tempo semafórico e reforço na sinalização.

Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

Moradores ou simplesmente quem trafega pela Rua José Reuter, no bairro Velha Central, já encontra uma nova configuração no trânsito. A Prefeitura de Blumenau implantou uma rotatória no cruzamento com a Rua Bernardo Reiter, criou uma faixa adicional no sentido da Rua dos Caçadores e reprogramou um semáforo para reorganizar a circulação de veículos na região.

A rotatória elimina as conversões à esquerda que geravam conflitos entre os veículos e organiza o fluxo no cruzamento. Já a nova faixa amplia a capacidade de escoamento do trânsito, principalmente nos horários de pico.

Outra intervenção foi a reprogramação do semáforo em frente à EEB Hercílio Deeke. Agora, durante os períodos de maior movimento, o equipamento prioriza a circulação no corredor principal. As mudanças foram definidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), com base em estudos realizados na região em maio.

A pintura da sinalização foi concluída na madrugada desta sexta-feira (17/07/26). As placas serão instaladas ao longo do dia. Os serviços dependiam de pista seca para garantir a aderência e a durabilidade do material.

Segundo o diretor de Sinalização, Everaldo Vicente, as alterações foram definidas após a observação do comportamento do trânsito na região. “Cada uma das mudanças implantadas foi definida a partir da observação do comportamento do trânsito na região. Agora, com a sinalização concluída, é importante que os condutores respeitem a nova configuração viária para que os benefícios previstos, como maior fluidez e segurança, sejam alcançados”, afirmou.

Durante os estudos, a SMTT também identificou limitações de espaço para retornos de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. Nos próximos dias, equipes de fiscalização e orientação vão acompanhar o funcionamento das intervenções.

Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky