quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralBairro Passo Manso terá o primeiro abrigo de ônibus com novo modelo

Bairro Passo Manso terá o primeiro abrigo de ônibus com novo modelo

novo-abrigo-onibus

Este é o primeiro de uma série de 155 abrigos que serão instalados no Município.

A Prefeitura de Blumenau está coordenando a implantação de um novo modelo de abrigo para usuários do transporte coletivo na Rua Bernardo Reiter, no bairro Passo Manso. O modelo foi inspirado na imagem da cidade, que é associada ao cuidado, em especial com os jardins, traduzindo-se em um abrigo-jardim.

A iniciativa é resultado de um Estudo de Impacto de Polo Gerador de Viagem (EIPGV), referente ao empreendimento Condomínio Blumengartens, que vai gerar uma nova demanda para uso do transporte coletivo no local. O abrigo será pago pela Abramar, construtora e Incorporadora responsável pelo empreendimento.

Segundo a diretora de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria de Planejamento, Aparecida de Camargo, este será o primeiro abrigo a ser instalado nos moldes do novo modelo que será adotado para Blumenau. O abrigo foi instalado na altura do número 1.845, em frente à Rua Luxemburgo. Estão previstos para a cidade, 155 pontos que receberão novos abrigos que vão ser instalados nos principais corredores. O projeto foi concebido para ser adotado no PAC II – Mobilidade Médias Cidades – Melhoria e Ampliação do Sistema de Transporte Urbano, e também como modelo padrão nas situações em que o município conseguir parceria.

O projeto foi contratado pelo Seterb à Terra Arquitetura e Planejamento. A arquiteta responsável, Daniela Pareja, disse que o abrigo é um protótipo que vai possibilitar analisar a adequação do modelo às necessidades e também a aceitação pela comunidade e usuários. A opção de oferecer um espaço para um jardim é um estímulo ao resgate de um hábito cultural que identifica Blumenau para seus habitantes e visitantes. O desafio é promover a apropriação dos jardins pela população, e que este seja um espaço que represente todos aqueles que gostam e querem cuidar da cidade. O abrigo é modular, visando a adaptação em função da demanda de usuários do sistema público de transporte, podendo ter de 1 a 4 módulos.

via PMB | Texto: Marilí Martendal

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS