segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEducaçãoAulas de musicalização infantil iniciam na rede municipal de ensino

Aulas de musicalização infantil iniciam na rede municipal de ensino

Aulas_musicalizacao_Blumenau_Mar2016_02

 

A terça-feira, dia 1º de março, está sendo marcada pelo início das aulas do Projeto de Musicalização Infantil. Promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, o trabalho contempla mais de cinco mil crianças com aulas semanais gratuitas. Atualmente, são 39 Centros de Educação Infantil atendidos, que contam com o trabalho de 15 professores.

 

Aulas_musicalizacao_Blumenau_Mar2016_01

 

A coordenadora do projeto, Bia Pasold, explica que a excelência do trabalho exercido no município se deve a alta qualificação dos profissionais. “Cerca de 90% dos nossos professores são pós-graduados em Educação Musical e alguns possuem mestrado. Isto contribui significativamente para que um bom trabalho seja feito com as nossas crianças”, ressalta.

 

 

Ela relata ainda que as aulas são planejadas de acordo com a faixa etária dos pequenos, sendo 30 minutos semanais para crianças de zero a três anos e 40 minutos semanais para crianças de quatro a seis anos. Pasold explica que as aulas são sempre dadas de forma lúdica, onde as crianças conhecem as famílias das cordas, sopros e percussão, além de músicas de folclore, são trabalhadas partes técnicas como pulso, andamento e sons graves e agudos.

“Entre os benefícios de se aprender música desde cedo estão a melhora da concentração, da coordenação motora e rítmica. Além disso, nos bebês a musicalização contribui para a formação de sinapses, que permitem a comunicação entre os neurônios e assim, o pleno desenvolvimento do cérebro”, aponta a coordenadora.

 

Aulas_musicalizacao_Blumenau_Mar2016_04

 

O projeto

Desenvolvido há 11 anos no município, o projeto tem por objetivo possibilitar vivências musicais para as crianças. Por meio dele, são desenvolvidas atividades que vão desde a criação musical, experiências corporais, construção e manuseio de instrumentos de percussão até o desenvolvimento da audição sonoro-musical.

Os alunos desenvolvem a percepção auditiva, a imaginação, vivenciam experiências corporais, estimulam a criatividade e a comunicação. A música permite, ainda, a compreensão sobre a importância da cooperação com o grupo, para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Texto: Yara Schram | Fotos: Eraldo Schnaider | via PMB 

 

 

Aulas_musicalizacao_Blumenau_Mar2016_03

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS