terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioEventosAto na Praça Dr. Blumenau nesta quarta (1/6) irá protestar "Pelo Fim...

Ato na Praça Dr. Blumenau nesta quarta (1/6) irá protestar “Pelo Fim da Cultura do Estupro”

Marcha-Estutpro_1-6-16

 

O estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro, mobilizou mulheres em todo país, para chamar atenção à essas agressões, muitas vezes impunes. O que toda mulher tem direito é sua segurança pessoal e ser respeitada pelas escolhas. Por isso, acontece entre às 18h e 21h desta quarta-feira (1/6/16), acontece um “Ato pelo fim da cultura do estupro”, organizado pelo Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana.

A concentração será na Praça Dr. Blumenau, que fica na esquina das ruas Nereu Ramos e XV de Novembro, Centro de Blumenau. Mulheres e homens que quiserem participar – afinal o crime atinge a todos – são convidados a levar cartazes, faixas e pintar o rosto. Uma página foi organizada no Facebook onde 157 pessoas haviam confirmado a presença (10h28min) e outras 227 tinham interesse em participar do evento.

No texto da página criada diz:

Em tempos tecnológicos, pode-se perceber, sem grandes esforços, comentários nos portais de notícias em que os usuários sempre procuram margens para culpabilizar a vítima. Questionam a roupa, a moral, a integridade, a frequência no uso de álcool e outras drogas, o estilo musical preferido, a hora que anda na rua, quando vai, quando volta e aonde. Tudo é usado como justificativa para nos culpabilizar ao invés de fornecer políticas públicas que nos contemplem.
O que percebemos nas estatísticas e notícias é o óbvio: violência doméstica e sexual contra mulheres independe de classe social, cor, credo, se usa um short curto, um rímel ou uma burca. Mulheres são estupradas, os índices não diminuem.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS