Atletismo teve quebra de recorde nos Jogos Estudantis da Primavera

Encerraram nesta quarta-feira (14/9/16), as provas de atletismo e futsal nos Jogos Estudantis da Primavera. No esporte coletivo, disputado em duas fases, o primeiro lugar da categoria mirim masculino foi para o Colégio Bom Jesus Santo Antônio. Já no feminino, quem venceu foi a EBM Lore Sita Bollmann. Outras duas categorias femininas que ainda tinham finais para serem disputadas foram a infantil e a juvenil. Na primeira, a EEB João Widemann levou a melhor, e na segunda, a EEM Prof. Wigand Gelhardt.

O atletismo premiou diversos atletas durante os três dias de provas, e registrou quebra de recordes. No mirim masculino, depois de 38 anos, um estudante conseguiu igualar a marca de 4,82m no salto à distância. O recorde era de Lúcio Gouvêa, que participou dos jogos em 1978, e foi alcançado neste ano por Eduardo Carneiro, da EBM João Joaquim Fronza. O terceiro novo recorde veio do juvenil feminino, na prova de 100m rasos, com Isabel de Quadros, que bateu a marca de 2012 (12’’86), completando a prova em 12’’62.

Paralímpico

A modalidade paralímpica também teve vários índices superados nos jogos de 2016. Na prova de lançamento de pelota, na categoria A masculino, o estudante Thiago de Oliveira Becker, da EBM Alice Thiele, alcançou o ouro com 40,14 metros na prova para deficiência intelectual.

Na categoria masculino B, vários outros recordes foram quebrados. No lançamento de pelota para atletas com deficiência intelectual, Johnathan Adão, da EBM Leoberto Leal, marcou 22,40m. Na categoria deficiência física, o novo recorde é de Igor Diego Tamasia, da EEB Coronel Pedro Federsen, com 34,24m. Destaque na mesma categoria também para a atleta com deficiência visual Adriana Travassos, da EEB Lothar Krieck, que alcançou 24,59m.

No arremesso de peso também houve recordes superados por meninos e meninas. A atleta Maria Daniela da Luz, da EBM Quintino Bocaiúva, estabeleceu o parâmetro de 6,35m. No masculino, novamente Igor Tamasia mandou longe, alcançando a marca de 8,14m. Enquanto na categoria deficiência intelectual, o novo recorde é de Luan Ricardo de Souza, da EBM Profª Zulma Souza da Silva. Luan quebrou ainda outras duas marcações – no salto à distância (4,51m) e na corrida de 100m, completada em 12’’28.

Outro atleta que se destacou foi Airton Arnold, do Cedup, quebrando recordes nas provas de salto à distância – marcando 4,85m – e corrida de 100m – concluída em 13’’10 – para deficientes visuais. O terceiro recordista na prova de 100m foi Joalisson dos Santos, da EEM Elza Pacheco, concluindo a prova para deficiência física em 14’’30.

No feminino, novos recordes foram estabelecidos por Michele Vicente, do Colégio Menino Jesus, no salto à distância (3,20m) e na corrida de 1.500m (8’07’’). Nos 400m, Marciana Steffen, da EBM Alice Thiele, venceu a prova em apenas 1’31’’44. Os resultados detalhados das provas podem ser verificados aqui.

Por Aline Franzoi Santos Fleith, da SECOM / Blumenau