sexta-feira, 30 julho 2021
InícioEventosAtividades marcam a semana em que é comemorado o Dia do Escoteiro

Atividades marcam a semana em que é comemorado o Dia do Escoteiro

 

 

Grupo de Escoteiros Leões de Blumenau | Foto: Paty W. Ziegler

 

Neste 23 de abril,  é comemorado o Dia do Escoteiro. Hoje existem mais de 59 milhões espalhados por todo mundo, levando aos jovens um proposta que prioriza o trabalho em equipe e valoriza a vida ao ar livre. No Brasil, há mais de 80 mil escoteiros em cerca de 607 cidades, reunidos nos 1.265 grupos. Mais de 60 mil jovens participam do movimento por meio do trabalho voluntário de aproximadamente 20 mil adultos.

Os princípios do escotismo se baseiam na Promessa e na Lei Escoteira, fazendo com que os jovens assumam o compromisso de se tornarem exemplos de fraternidade e lealdade; com responsabilidade, respeito e disciplina. A  missão do movimento é contribuir para a educação desse jovem, com uma participação construtiva e cada vez mais presente na sociedade.

O Distrito Escoteiro do Vale, possui diversos grupos nos municípios de Blumenau, Pomerode, Indaial e Timbó. Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6 e 21 anos. Acima dessa idade, o interessado entra como adulto voluntário, quando não há limite de idade.

O escotismo é um movimento educacional criado há mais de 100 anos, que incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, envolverem-se com a comunidade, tendo papel fundamental na formação de líderes. Por meio da proatividade e preocupação com o próximo e o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e fraterno.

O movimento é dividido em quatro ramos: Lobinho (6,5 a 10 anos), Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (a partir dos 18 anos e até os 21 incompletos).

Seguem as atividades programadas para Blumenau:

Dia 25
– 15h,  participação na Tribuna Livre na Câmara de Vereadores

Dia 27
– 8h – Missa Escoteira na Catedral São Paulo Apóstolo
– 10h – abertura da exposição no Neumarkt Shopping, que segue até o dia seguinte (28).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS