segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosAtividades comemoram nesta semana os 30 anos do 10ª Batalhão da PM...

Atividades comemoram nesta semana os 30 anos do 10ª Batalhão da PM em Blumenau

 

Fotos: Giovanni Silva

Esta segunda-feira (6/03/17) marcou uma data histórica em Blumenau, afinal há 30 anos atrás , foi instalado o 10º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Almirante Tamandaré, bairro Vila Nova. A partir das 10h, foi realizada uma solenidade que comemorou esse momento tão importante para o Vale do Itajaí.

Quem chegou ao batalhão, era recebido com um “bem vindo” escrito em alemão. Pela entrada passaram autoridades dos bombeiros, exército, polícia civil, etc… No dia anterior, domingo (5), o Figueirense ganhou uma taça dos 30 anos, após vencer o Metropolitano no estádio do SESI, partida válida pelo Campeonato Catarinense de Futebol.

 

 

Meia hora antes do evento, os convidados foram recepcionados para o corte do bolo de aniversário. Desde o período colonial, a PM já estava na cidade, e quando o 10º BPM foi fundado em 1987, utilizou o espaço físico da companhia do 1º BPM de Itajaí (SC).

Ao longo destes 30 anos, aconteceram inúmeras mudanças. Na década de 1990, foi implantado o  COPOM (Central de Operações da Polícia Militar), criado o 6º Pelotão de Polícia Feminina e implementados os Grupos de Proteção Ambiental e de Ações Táticas.

Em 1996, foram instaladas bases operacionais em vários bairros para descentralizar e agilizar o atendimento. Hoje estão localizadas nos bairros Velha, Garcia, Escola Agrícola, Fortaleza e Itoupava Central. As duas últimas estão sediadas na área norte de Blumenau; e fazem parte do 1º Pelotão e da 3ª Companhia. Elas foram criadas a partir da Portaria nº 665 de 09 de julho de 2015.

 

 

O 10º Batalhão de Polícia Militar é subordinado à 7ª Região da PM, e conta com mais de 350 policiais, comandados pelo Ten Cel Jefferson Schmidt. A área abrange 10 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

 

 

Diversos convidados foram homenageados com o galardão de ouro do 10º BPM, criado pela Portaria 001/2017 do Comando do Batalhão. O objetivo era agradecer pessoas físicas e jurídicas, que no exercício de suas atividades, por dedicação e capacidade profissional, tenham prestado significativa contribuição às causas da segurança pública.

 

 

Foram agraciadas diversas autoridades estaduais, municipais, ex-comandantes do Batalhão, instituições parceiras, personalidades e alguns militares da reserva. O comandante Jefferson Schmidt homenageou uma representante da sociedade blumenauense, convidada de forma simbólica para a solenidade, por completar 30 anos na mesma data do Batalhão.

 

 

Em seguida fizeram uso da palavra o prefeito Napoleão Bernardes; o comandante geral da PMSC, Paulo Henrique Hemm e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba. O comandante geral de SC, parabenizou os policiais, discursando sobre a importância da profissão e destacou os bons resultados da PMSC no último trimestre. Por fim, a tropa fez o tradicional desfile em continência ao comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina.

 

 

Na manhã de quarta-feira (8) foi lançada a Cartilha de Segurança Pública, elaborada pela A-CONSEG, com apoio dos Sindicatos das Seguradoras e dos Corretores, Escola Barão e do 10º BPM. Ela faz parte de um projeto maior que visa também palestras em escolas e foi desenvolvida pelo cartunista Luiz Cé, criador do Vovô e Vovó Chopão, personagens que ilustram o material gráfico.

Nesta sexta-feira (10) acontece um jantar comemorativo, às 20h, no Centro de Convenções Cristais, no bairro Vila Nova. Parabéns para todos os policiais e comandantes, nessa difícil tarefa/missão de dar segurança para uma cidade.

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS