terça-feira, 26 outubro 2021
InícioGeralAtividade física na gravidez traz uma série de benefícios para a mãe...

Atividade física na gravidez traz uma série de benefícios para a mãe e o bebê

Vanessa-Reiter_02

 

Fotos: Aline Brandão

Hoje está aumentando o número de mulheres que praticam exercícios físicos na gravidez. Essa mudança traz uma série de benefícios para a mãe e o bebê. A futura mamãe vai adquirir força e mais disposição.

A atleta de corrida profissional Vanessa Reiter de Indaial SC, é um exemplo que gravidez não é doença e sim um motivo maior para a pratica de atividade física.

 

Vanessa-Reiter_01

 

Segundo Vanessa hoje os treinos não são mais os mesmos, a malhação e corrida fez parte da sua vida por muitos anos, agora ela continua a rotina com atividade física junto da melhor companhia que poderia pedir a Deus, seu bebê que esta prestes a nascer.

Antes o foco era diminuir o ritmo, melhorar o pace, buscar o melhor tempo, um corpo sarado e hoje tudo o que ela procura é manter o ritmo ideal para que o pequeno Miguel Henrique fique seguro e confortável. Ou seja, um corpo saudável para um bebe saudável, e tudo vem dando muito certo assegura a futura mamãe.

“Entrando no oitavo mês e meio de gestação dei uma segurada nas corridas mas continuo a treino de corpo e alma, não apenas por minha saúde e bem estar, mas para manter uma gravidez ativa” enfatiza Vanessa. A atividade física consciente e segura promove muitos benefícios tanto para a mulher quanto para o bebe.

É importante ressaltar que nem todas as atividades são permitidas e o acompanhamento médico é indispensável. Cada gestante tem condições muito especificas e os exercícios devem ser adaptados a cada situação. Após o aval do seu médico procure um profissional formado e especializado e faça atividade com saúde e segurança durante sua gestação.

Benefícios

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Redução o inchaço;
  • Fortalecimento da musculatura abdominal;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para o funcionamento do intestino;
  • Diminuição das dores lombares;
  • Controle do peso;
  • Prepara o corpo para o crescimento do bebê;
  • Facilita a recuperação pós-parto.

Segundo a professora de saúde comunitária, Terry Leet, há cada vez mais evidências de que o exercício físico durante a gravidez traz benefícios para o descendente ao longo de toda a vida. Isso tem implicações vitais do ponto de vista da saúde pública: os obstetras precisam encorajar suas pacientes a deixar de lado o sedentarismo pelo bem dos próprios bebês.

“Alguns médicos ainda hesitam em recomendar as atividades às mulheres grávidas com base em uma noção ultrapassada de que a gestação é um período de confinamento. Pesquisas que evidenciem o quanto isso está errado vão ajudar a desfazer esses mitos e incentivar as gestantes a se manterem ativas. Mas é importante destacar que os exercícios devem ser moderados e sempre orientados”, completou Terry.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS