Atendimentos na Central do IPTU de Blumenau iniciam nesta quinta-feira (21/01)

Contribuintes que necessitarem atualizar cadastro, poderão buscar o serviço no prédio do Procon.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), dará início aos atendimentos na Central do IPTU nesta quinta-feira, dia 21. A unidade especial de atendimento este ano funcionará no prédio do Procon, localizado na Avenida Castelo Branco (Beira Rio), 1243. O atendimento para emissão de carnê, atualizações de cadastro e pedidos de isenção ocorrerá das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, até o dia 12 de março.

Foram gerados para este ano 161.315 carnês. Até agora, cerca de 80% deles já foram distribuídos pelos Correios. A previsão da Sefaz é de que a distribuição esteja completa até a próxima semana. Já os isentos devem receber o documento a partir do dia 1º de fevereiro. Cabe lembrar que a segunda via do carnê também pode ser emitida direto no site da prefeitura, clicando aqui.

A Central contará também com serviços em teleatendimento para quem necessitar de revisão na base de cálculo do imposto. Os contribuintes poderão entrar em contato pelo WhatsApp nos telefones (47) 99983-6373 (47) 99613-3132 , ou pelo e-mail revisaoiptu2021@blumenau.sc.gov.br.

Arrecadação

A expectativa da Prefeitura é arrecadar cerca de R$100 milhões com o IPTU em 2021. O imposto sofreu apenas o reajuste relativo à inflação apurada entre janeiro a dezembro de 2020, que ficou em 5,20%. Os recursos são utilizados na manutenção de serviços essenciais à população, como saúde e educação.

Prazos

Os contribuintes que desejarem pagar o imposto em cota única, poderão fazê-lo até o dia 12 de fevereiro, recebendo 5% de desconto. Quem quitar o valor integral até 12 de março, receberá 3% de desconto. Também é possível parcelar o IPTU em até 11 vezes, sendo que a parcela mínima é de R$ 20,00.

Em Blumenau, a população ainda pode optar por doar parte do imposto para projetos sociais. Neste caso, ao pagar a guia branca com a cota única até o dia 12 de fevereiro, o valor correspondente ao desconto é automaticamente destinado ao Fundo Municipal de Assistência Social.

Por Aline Franzoi Santos Fleith [SECOM/BNU]