Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Atendimentos à comunidade são retomados nas clínicas da FURB em Blumenau

 

 

 

 

A retomada dos estágios obrigatórios nos cursos de graduação está autorizada pelo Governo de Santa Catarina e ocorre na Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde o mês de junho, conforme orientação do Estado, considerando a importância e a necessidade da retomada gradativa das atividades de ensino presencial, desde que respeitada a situação epidemiológica local, associado ao cumprimento das obrigações para prevenção e mitigação da disseminação do COVID-19 no ambiente escolar.

“Hoje temos normas muito claras da vigilância sanitária e, também, decretos, tanto municipais quanto estaduais, que estabelecem protocolos para o retorno das atividades presenciais”, pontua o vice-reitor da FURB, professor Dr. João Luiz Gurgel. Ele integra o Comitê de Prevenção ao Covid-19 da Universidade, estabelecido desde março, com a participação de pesquisadores e profissionais da área da saúde.

Com todos os protocolos de biossegurança implantados, a Universidade prepara o retorno integral das atividades administrativas e de aulas presenciais para outubro. O retorno gradual dos estágios obrigatórios foi o primeiro passo nesta direção e as atividades de atendimento à comunidade na Policlínica Universitária e nas clínicas odontológicas da FURB voltaram a ser feitas, de forma reduzida.

As clínicas odontológicas da FURB atendem pacientes de Blumenau e região que também foram afetados pela interrupção no atendimento. “É uma satisfação vê-los de volta aqui, ver os nossos estudantes praticando, trabalhando no seu aprendizado junto com os professores e servidores de uma forma bastante efetiva”, comenta o coordenador do curso de Odontologia, professor Roberto Berndt.

O coordenador explica que houve uma preocupação em conversar primeiro com os estudantes e profissionais envolvidos no retorno das atividades nas clínicas para debater e entrar em um consenso sobre pontos importantes para essa retomada, tanto sobre medidas de biossegurança como sobre a organização do atendimento às demandas dos pacientes.

Para reduzir as chances de contaminação pela Covid-19 nesses espaços medidas de biossegurança foram implantadas, como agendamento prévio para consultas e exames, limpeza constante dos espaços e equipamentos e redução do número de pessoas presentes nos consultórios. “Diferente das práticas feitas antes da pandemia, agora é feita uma entrevista com os possíveis pacientes para averiguar o seu estado geral de saúde e há a presença de apenas um estudante e professor para realizar o atendimento de cada paciente”, explica Roberto.

Fonte: FURB

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp
Tags ,

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top