domingo, 24 outubro 2021
InícioGeralAtenção Blumenau: sábado é Dia D de mobilização no combate ao Aedes...

Atenção Blumenau: sábado é Dia D de mobilização no combate ao Aedes aegypti

Dengue-prevencao_Blumenau_03

 

mosquito-dengueEvitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya; é uma missão que cada um de nós deve assumir. Com apoio de órgãos da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, equipe do 23º BI e do Jeep Club e outras entidades de Blumenau, a Secretaria Municipal de Saúde coordenará o Dia D de mobilização no combate ao Aedes aegypti.

Ele acontece neste sábado (13/02/16), quando serão realizadas ações educativas e de vistoria, para lembrar à população sua responsabilidade no combate ao mosquito. Será distribuído material informativo em locais de comércio e grande circulação de pessoas, com esclarecimentos sobre os procedimentos a serem tomados para evitar possíveis criadouros para a fêmea Aedes depositar seus ovos. Se você ver algum possível foco, denuncie pelo telefone da ouvidoria da saúde: 3381-7770.

A iniciativa da mobilização vem de Brasília. O Governo Federal solicitou para a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina que todos os municípios do Estado realizem ações conjuntas e coordenadas nesta data, para  eliminar criadouros do Aedes aegypti, reduzindo o risco de uma epidemia.

 

dengue-tubo-ensaio-01Como está a situação em Blumenau?

Blumenau tem hoje 10 focos onde foi identificada a larva do mosquito e que são monitorados semanalmente pelos agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde. Em relação aos casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes, Blumenau tem hoje seis casos de dengue e um de chikungunya, todos importados, ou seja, as pessoas viajaram para outros estados e foram infectados nesses locais e não aqui na cidade.

Não há em Blumenau nenhum caso confirmado de zika, mas uma gestante ainda aguarda o resultado do exame. Das 41 notificações de dengue, 26 amostras já retornaram do laboratório estadual com resultado negativo e nove ainda aguardam análise. Três suspeitas de chikungunya também estão esperando o resultado.

Com informações de Marília Prado, da PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS