Ataque hacker causa falta de combustíveis nos postos de uma distribuidora em SC

Não foi possível fazer novos pedidos para manter os estabelecimentos abastecidos.

Foto: Getty Images

Muitos clientes que tentaram abastecer seus veículos em algumas cidades da Grande Florianópolis foram surpreendidos pela falta de combustível nesta terça e quarta-feira (12 e 13/01/21). O problema aconteceu em cerca de 100 postos da rede Ipiranga, depois de um ataque hacker impedir o fechamento de novos pedidos para manter os estabelecimentos abastecidos.

O sistema afetado foi o do grupo Ultrapar, que detém a marca, obrigando a equipe de tecnologia a buscar uma solução. Foi criado um canal alternativo que permitiu a emissão de notas e novos pedidos para as distribuidoras. Depois disso, os postos voltaram a poder comprar e receber combustíveis da base de Itajaí.

A expectativa é que ainda sejam necessários dois dias para que o abastecimento seja totalmente normalizado na região. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) recebeu informações da distribuidora Ipiranga, informando que estará restabelecendo o seu sistema.

Os pedidos e o faturamento poderão ser retomados com lentidão ainda hoje (13). A Ultrapar Participações S.A. enviou uma nota ontem (12) informando o problema, assinada pelo diretor financeiro e de relação com investidores.

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A.
FATO RELEVANTE

São Paulo, 12 de janeiro de 2021 – A Ultrapar Participações S.A. (B3: UGPA3 / NYSE: UGP, “Companhia” ou “Ultrapar”) em cumprimento ao artigo 12 da Instrução CVM nº 358/02, informa que, em 11 de janeiro, sofreu um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação e preventivamente interrompeu alguns sistemas, afetando parcialmente as operações de suas subsidiárias. A Companhia prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos e está operando em regime de contingência.

A Ultrapar está avaliando a extensão desse incidente e atuando para mitigar seus efeitos, empreendendo todos os esforços para normalizar suas operações, e manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento.

Rodrigo de Almeida Pizzinatto
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Ultrapar Participações S.A.