segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioEconomiaAtaque hacker causa falta de combustíveis nos postos de uma distribuidora em...

Ataque hacker causa falta de combustíveis nos postos de uma distribuidora em SC

Não foi possível fazer novos pedidos para manter os estabelecimentos abastecidos.

Muitos clientes que tentaram abastecer seus veículos em algumas cidades da Grande Florianópolis foram surpreendidos pela falta de combustível nesta terça e quarta-feira (12 e 13/01/21). O problema aconteceu em cerca de 100 postos da rede Ipiranga, depois de um ataque hacker impedir o fechamento de novos pedidos para manter os estabelecimentos abastecidos.

O sistema afetado foi o do grupo Ultrapar, que detém a marca, obrigando a equipe de tecnologia a buscar uma solução. Foi criado um canal alternativo que permitiu a emissão de notas e novos pedidos para as distribuidoras. Depois disso, os postos voltaram a poder comprar e receber combustíveis da base de Itajaí.

A expectativa é que ainda sejam necessários dois dias para que o abastecimento seja totalmente normalizado na região. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) recebeu informações da distribuidora Ipiranga, informando que estará restabelecendo o seu sistema.

Os pedidos e o faturamento poderão ser retomados com lentidão ainda hoje (13). A Ultrapar Participações S.A. enviou uma nota ontem (12) informando o problema, assinada pelo diretor financeiro e de relação com investidores.

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES S.A.
FATO RELEVANTE

São Paulo, 12 de janeiro de 2021 – A Ultrapar Participações S.A. (B3: UGPA3 / NYSE: UGP, “Companhia” ou “Ultrapar”) em cumprimento ao artigo 12 da Instrução CVM nº 358/02, informa que, em 11 de janeiro, sofreu um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação e preventivamente interrompeu alguns sistemas, afetando parcialmente as operações de suas subsidiárias. A Companhia prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos e está operando em regime de contingência.

A Ultrapar está avaliando a extensão desse incidente e atuando para mitigar seus efeitos, empreendendo todos os esforços para normalizar suas operações, e manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento.

Rodrigo de Almeida Pizzinatto
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Ultrapar Participações S.A.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS