sexta-feira, 15 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí comemora 48 anos

Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí comemora 48 anos

20:23

AMMVI está localizada na Rua Alberto Stein, 466, bairro Velha, em Blumenau | Imagem: Google Maps (Street View) Dez 2015

 

Hoje, dia 2 de agosto, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) comemora os seus 48 anos de fundação. Um trabalho que sempre buscou a integração e autonomia dos 14 municípios que fazem parte da entidade atualmente presidida pelo prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi.

A associação promove a representatividade político-institucional e atua nas diversas áreas da gestão municipal. Os colegiados setoriais fortalecem a integração regional e buscam a solução de problemas comuns aos municípios. Além disso, auxilia na capacitação dos servidores públicos e orienta o cumprimento da legislação.

Segundo a entidade, nas últimas décadas, a Ammvi teve papel essencial na construção da BR-470, entre Navegantes e Blumenau; elaboração e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e da Política Municipal de Saneamento Básico; reativação do Seasa; incremento do repasse do transporte escolar da rede estadual de ensino, aumento do acesso as telefonias fixa e móvel na região, implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, construção do complexo penitenciário de Blumenau.

Entre as vitórias mais recentes, a AMMVI destaca a derrubada do veto do Imposto sobre Serviço (ISS), o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o parcelamento da dívida previdenciária, a prorrogação dos restos a pagar dos convênios da União e o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) referentes ao Fundo de Desenvolvimento Social (Fundosocial).

Desafios

Os desafios são muitos e estão sendo buscados ao longo dos anos. Dentre eles estão: elaboração e aprovação do novo Pacto Federativo, atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliação dos recursos para atenção básica, alteração dos fatores de ponderação da distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), repasse da arrecadação das contribuições sociais para os municípios.

Além disso, os municípios da região almejam atualização monetária dos valores dos programas estaduais, aumento do número de efetivos na segurança pública, implantação da Ferrovia da Integração, instalação da usina de biogás, duplicação da BR-470, garantia de recursos para a manutenção de rodovias e construção de um hospital regional mantido pelo Estado.

A AMMVI está localizada na Rua Alberto Stein, 466, bairro Velha, em Blumenau. O telefone é (47) 3331-5800 e o site ammvi.org.br. A entidade está aberta durante a semana no horário das 8h-12h e 13h-17h. Nos sábados e domingos não funciona.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.