quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioEsporteAssociação Blumenau de karate terá seis atletas no Pan-Americano de Base

Associação Blumenau de karate terá seis atletas no Pan-Americano de Base

Diego Pereira e Gabriela Camargo

 

Por Humberto Trindade

O primeiro semestre de 2018 termina com bons resultados para a Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Park Europeu/Arawaza/Promoshirt/FMD Blumenau. No último domingo (24/06/18), em Joinville (SC), durante a Seletiva 3 da Confederação Brasileira de Karate (CBK), a equipe classificou mais quatro atletas (Nicole Bauchspiess, Diego Pereira, Camily Teixeira e Gabriela Camargo) para integrar a Seleção Brasileira de Karate no Campeonato Pan-Americano Sub-14, Cadete, Júnior e Sub-21 programado para o período de 20 a 26 de agosto, no Rio de Janeiro (ver tabela). O grupo já havia garantido quatro atletas, medalhistas no Sul-Americano, em abril, em Guayaquil, no Equador.

O resultado ratifica o trabalho de base desenvolvido pela comissão técnica da Associação Blumenau de karate, considerado um dos melhores do Estado. “Nosso objetivo é sempre investir na base, descobrir novos talentos para nossa cidade, mas com um trabalho de longo prazo focado no alto rendimento – além de oportunizar que todos possam se desenvolver por meio de treinamentos e intercâmbios”, detalha Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da FMD Blumenau.

Das gratas surpresas reveladas nas categorias de base da equipe blumenauense, que vai representar a Seleção Brasileira de karate – tem Gabriela Camargo. Aos 18 anos, a atleta, que começou a praticar a modalidade em 2008, no polo da EBM Leoberto Leal, vai integrar pela primeira vez a Seleção Brasileira de karate. A vaga foi obtida com o título na categoria Kumitê Sub-21 até 68 quilos. “É uma atleta que tem futuro e que está tendo também, a responsabilidade de representar a equipe de Blumenau na categoria Sênior”, destaca Vanderlei.

Etapa do Brasileiro

Além da Seletiva 3, Joinville sediou também a fase classificatória para o Campeonato Brasileiro, que será disputado entre os dias 16 e 21 de outubro, em Contagem (MG). A Associação Blumenau de karate classificou 11 para a fase final. Com os resultados, a equipe blumenauense já tem 33 atletas garantidos para as disputas em Minas Gerais.

E os novatos fizeram a diferença na disputa por uma das quatro vagas por categoria. Kalyandra Nayara, por exemplo, ficou em segundo lugar no Kata Sub-10; Lucas Fertig foi ouro no Kata Sub-08 e Nicolas Scherer, bronze no Kata Sub-10. No Kumitê, Rafaela Westphal foi prata na Sub-12 até 30 quilos e Luana Honorato, na Júnior acima de 59 quilos. Isadora Limoni foi bronze na Sub-12 até 40 quilos.

Classificados para o Pan-Americano

Atletas e categorias

  • Vitória Leite – Kumitê Júnior até 48kg
  • Diego Pereira – Kumitê Cadete +70kg
  • Nicole Bauchspiess – Kumitê Cadete até 54 kg
  • Camily Teixeira – Kumitê Cadete até 47 kg
  • Camily, Nicole e Jaqueline Luebke – Kata Equipe Cadete/Júnior
  • Gabriela Camargo – Kumitê Sub-21 até 68kg
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS