sexta-feira, 17 setembro 2021
InícioEventosAscurra inova na pandemia e realiza a Per Tutti, evento de tradições...

Ascurra inova na pandemia e realiza a Per Tutti, evento de tradições italianas

De acordo com o prefeito do município, as ações seguirão todos os protocolos de segurança.

O município de Ascurra realiza a Per Tutti a partir desta sexta-feira (6/08/21). O evento, tradicional na cidade, tem como objetivo cultivar as tradições italianas trazidas pelos primeiros imigrantes que se instalaram há 145 anos na então Colônia. Criada em 1995, já aconteceram 24 edições da Festa e, neste ano, a Prefeitura decidiu realizar a programação com o título de “Settimana Per Tutti”. A organização é da Prefeitura em parceria com o Rotary Clube.

De acordo com o Prefeito, Arão Josino, as ações previstas para os dez dias seguirão todos os protocolos de segurança. “Entendemos que não é momento de realizar a festa, no entanto é nossa responsabilidade preservar e cultivar as tradições italianas, patrimônio imaterial da nossa comunidade. Em tempos de pandemia, todos precisamos nos reinventar. Ao invés de cancelar a Per Tutti, fomos ousados e, em conjunto com parceiros, criamos uma programação especial”, destaca o Prefeito.

A programação inicia às 16h30 desta sexta-feira com o desfile do Bondinho Italiano e da Centopeia do Vinho pelas ruas e avenidas da cidade. A partir das 19h, nas redes sociais da Prefeitura, acontece a Live de apresentação da Settimana Per Tutti.

os dois sábados de ‘Settimana’ acontece a Feira de Rua com produtores locais no centro da cidade. Ainda está prevista a realização da CãoMinhada, Corrida Rústica Cidade de Ascurra, Missa Italiana, Culto Evangélico pela Saúde e a participação da Polentopéia. A iniciativa privada também participa da semana especial, com Jantar Italiano no Castelli Mondini e Per Tutti das Flores na Passiflora.

Outra iniciativa que ganha destaque é o Circuito Gastronômico. Com um cardápio de comidas típicas, sete estabelecimentos da cidade participam da programação. O encerramento da “Settimana Per Tutti” acontece no dia 15 de agosto, domingo, a partir das 19h com o Festival da Canção Italiana. Na transmissão ao vivo pelas redes sociais também será entregue a premiação dos concursos de Decoração e a Mêscola do Concurso Gastronômico Sabores da Polenta, que vai escolher o melhor prato típico italiano a base de polenta.

Documentário “Una Festa Per Tutti”

A Prefeitura de Ascurra também lança durante a programação especial o Acervo Histórico na Casa Cultura, onde a partir de agosto um historiador irá catalogar todos os documentos, fotos, vídeos e jornais impressos.

O início dessa nova ação do município será marcada com o lançamento do documentário “Una Festa Per Tutti”, com dez episódios que irão contar um pouco sobre a história de uma das maiores festas típicas do Vale Europeu.

MAIS LIDAS