quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioGeralAs mudanças no trânsito que afetarão parte do bairro Velha e Centro...

As mudanças no trânsito que afetarão parte do bairro Velha e Centro de Blumenau

 

Na manhã desta segunda-feira (18/12/17), o Secretário de Infraestrutura Urbana de Blumenau, Régis Evaloir da Silva, apresentou as mudanças que irão ocorrer no trânsito de Blumenau no entorno da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha. As obras afetarão uma das principais vias de acesso do Centro ao bairro Velha, inclusive durante a realização dos eventos no Parque Vila Germânica. 

A partir do dia 16 de janeiro, o trânsito na Rua Humberto de Campos – entre o Parque Vila Germânica e o Terminal da Proeb – será permitido apenas para o transporte coletivo e veículos leves no sentido bairro/Centro. No local serão realizadas de macrodrenagem, que inclui a construção de uma galeria, reconstrução das calçadas, reajuste das pistas e novo pavimento. O sistema permitirá um melhor escoamento da água da chuva na Rua João Pessoa, para o Ribeirão da Velha.

O trabalho que será realizado neste trecho é a continuação do que já foi feito na Rua Clara Mantau (via ao lado do Big) e tem prazo de ser concluída em  9 meses. Isso se o tempo colaborar, sempre essencial para que as obras andem em bom ritmo. As obras são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e estão de acordo com o cronograma.

Outra informação interessante, é referente à duplicação da Rua Humberto de Campos, que está em andamento. A rótula que hoje está na altura da Rua Alberto Stein, em frente do portal do Parque Vila Germânica, será retirada. O canteiro Central será mantido. Estão previstas três pistas, uma para o ônibus do transporte coletivo, além de uma ciclovia.

 

 

Confira abaixo como ficará o trânsito na região

– Os ônibus do transporte coletivo que utilizam a Rua Humberto de Campos e fazem as linhas sentido bairro/Centro terão acesso por uma pista liberada da Vila Germânica até a Rua 7 de Setembro/Terminal da Proeb.

– Para os ônibus que saem do Terminal da Proeb com destino à Velha, o trânsito será desviado para a Praça do Estudante, seguindo então pelas ruas Almirante Tamandaré e Alberto Stein.

– Veículos leves terão acesso ao comércio local, até a entrada do Hipermercado Angeloni, sendo permitida a passagem para a Rua 7 de Setembro, com tempo semafórico alterado.

– Entradas e saídas para o Hipermercado BIG e para o restaurante McDonalds serão feitas apenas pela Rua 7 de Setembro, ao lado do Terminal da Proeb.

– Entradas e saídas para o Hipermercado Angeloni podem ser feitas pela pista liberada na Rua Humberto de Campos, para veículos procedentes da região da Velha, e pela Rua Ayres Gama, para os veículos vindos da Rua 7 de Setembro.

– Vagas de estacionamento na Rua João Pessoa, entre as ruas Alberto Stein e Ayres Gama, serão retiradas durante o período de obras.

– O trecho da Rua João Pessoa, entre as ruas Alberto Stein e Ayres Gama, terá três faixas de tráfego: duas na direção bairro/Centro e uma na direção Centro/bairro.

– Um acesso será aberto na Praça do Estudante para os veículos que transitam na Rua 7 de Setembro sentido Centro/bairro, onde também será implantado um semáforo.

– Durante o período de obras, a Rua Almirante Tamandaré seguirá toda no sentido Centro/bairro no trecho entre as ruas Antônio da Veiga e Alberto Stein. A partir da Rua Alberto Stein, o trânsito segue em pista dupla, como já acontece hoje.

 

 

– O contorno existente próximo ao “Farol Lanches”, que atualmente permite o acesso da Rua Almirante Tamandaré para a Rua Antônio da Veiga, funcionará somente para os motoristas que forem em direção ao Centro. O retorno para a Rua Antônio da Veiga deverá ser feito na rotatória da Rua 7 de Setembro, após o Terminal da Proeb, próxima ao Angeloni e a loja da Rede McDonalds.

 

Foto: Giovanni Silva

 

Confira abaixo como ficará o transporte coletivo

Durante o período das obras, as linhas 30, 31, 32, 501, 707, 901, 902, 903 e 904 seguirão pela Praça do Estudante e Rua Almirante Tamandaré, no sentido Terminal Proeb/bairro.

Após acessar a Rua Almirante Tamandaré, as linhas 30, 31, 501, 707 e 901 entrarão na Rua Alberto Stein e depois percorrerão os seus trajetos. Já as linhas 32, 902, 903 e 904 seguirão normalmente os seus trajetos pela Rua Almirante Tamandaré.

Dois pontos de ônibus ficarão desativados durante o período: em frente à Feira Livre, na Rua Humberto de Campos, e em frente à Fundação Municipal de Desportos (FMD), na Rua Alberto Stein.

Os pontos em frente ao Parque Ramiro Ruediger, na Rua Alberto Stein; na Rua Almirante Tamandaré, na esquina com a Rua Curitibanos; e próximo à Delegacia da Mulher, na Rua Humberto de Campos, serão opções para embarque e desembarque.

No sentido bairro/Terminal da Proeb, as linhas não sofrerão alterações no trajeto nem terão pontos desativados durante a execução das obras.

 

Confira a entrevista do Secretário de Infraestrutura Urbana de Blumenau, Régis Evaloir da Silva, ao portal de notícias OBlumenauense.

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS