segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralAs interessantes histórias do Museu dos Clubes de Caça e Tiro de...

As interessantes histórias do Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

 

 

 

Fotos: Fernanda Rosa

A história dos Clubes de Caça e Tiro tem uma relação forte com a colonização alemã. Nove anos depois da fundação de Blumenau, surgiu o primeiro que é o atual Tabajara Tênis Clube. No total são 40 deles, tornando nossa cidade a maior em concentração de clubes ainda em atividade.

 

 

Na Itoupava Central, bairro com grande concentração de descendentes alemães, existe um museu que resgata algumas histórias dos clubes de caça e tiro de Blumenau. Desde os esportes praticados nestes locais, as medalhas, até uma bandeira que teve parte ocultada desde a segunda guerra mundial até 2010.

Confira a entrevista que fizemos com a coordenadora do museu, Raquel da Silva Lindner. A apresentação é de Fernanda Rosa e a as imagens foram gravadas por Marlise Cardoso Jensen.

Depois que o vídeo foi gravado, infelizmente apresentou alguma interferências no áudio. Mas as informações são super super interessantes, vale a pena conferir.

 

 

O Museu fica na antiga sede do C.R.E.C. Concórdia de Itoupava Central

Fundado em 1899, o C.R.E.C. Concórdia de Itoupava Central é um dos mais antigos clubes de caça e tiro de Blumenau. Edificado na época por uma arquitetura denominada enxaimel, muitos eventos sociais e esportivos foram realizados no seu interior, para manter viva a tradição dos primeiros colonizadores.

Deteriorada pelo tempo e sem qualquer conservação da primitiva sede com a demolição do antigo salão e a área esportiva (1994), a única estrutura que resistiu foi o espaço onde funcionaram o bar e o ambiente destinado à residência do ecônomo da sociedade.

Cadastrada como área de interesse do Patrimônio Histórico de Blumenau, algumas pessoas da comunidade se articularam para elaborar um projeto de restauração do espaço. Sensibilizados, governos Estadual e Municipal uniram forças para reerguer esse espaço de tradição, para transformá-lo no “Museu dos Clubes de Caça e Tiro”, através da Lei nº 5843/2000. A autoria do projeto de lei foi do vereador Rufinus Seibt.

 

Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau
Dr. Pedro Zimmermann, 10.377, bairro Itoupava Central, Blumenau (SC)
Fone: (47) 3339-0590
Site: museuclubesdecacaetiro.com.br

Horários de Atendimento:
De terça a sexta feira: 10h30 às 16h30
Sábados e feriados: 10h30 às 15h

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS