sábado, 4 dezembro 2021
InícioGeralAs águas de Blumenau rolam, mas por quanto tempo nos farão viver...

As águas de Blumenau rolam, mas por quanto tempo nos farão viver em paz?

agua-rede-copo-torneira

Todos sabemos o quanto a água é essencial para vivermos e que dela dependemos para quase tudo. Para satisfazer suas necessidades diárias, cada ser humano precisa de 20 a 50 litros de água.

Falar sobre isso, é quase chover no molhado. Mas o ser humano tem tratado ela com o desdém de quem tem de sobra. Aqui no Vale do Itajaí, de vez em quando sobra demais mesmo, invade ruas e casas, o que dá para considerar um ciclo natural que acontece há séculos.

irrigacao-campo

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% é subterrânea. Com tanto poço espalhado por aí, fico me perguntando qual é o risco deles secarem? Que controle existe nisso?

Sabe quanto de toda a água usada no mundo vai para o consumo humano? Somente 8%!! Cerca de 70% vão para a agricultura e 22% é usado nas indústrias. Nestas plantações, 60% do líquido utilizado na irrigação é desperdiçado em vazamentos, na evaporação ou na infiltração no subsolo. Com técnicas mais eficientes, essa perda poderia ser reduzida em até 70%.

Parque-Ramiro_22-3-14_25
Parque Ramiro Ruediger | Foto: Soni Robinson Witte

Cada dia sentimos no bolso e na qualidade de vida quando ela faz falta. São Paulo e outras cidades do sudeste que o digam. Todos foram obrigados a aprender como tomar banho mais rápido e com melhor aproveitamento da água. Limpeza de calçadas e carros, só com água reaproveitada. A lavagem da roupa é outra coisa que mudou. Algumas pessoas tem implantado o armazenamento da água da chuva, o que traz excelente retorno. Outro problema é o volume desperdiçado em vazamentos. Nada como rever como anda a instalação.

Há anos que o assunto é discutido em reportagens, sempre com alertas novos. Mas quando temos em abundância, a realidade parece distante. Ano passado, com o problema em São Paulo, percebemos que ele não está tão irreal assim. Existem coisas muito simples, que ainda podem evitar desafios maiores.

Uma delas é respeitar as áreas de mananciais, evitando retirar a vegetação próxima. Usar o lixo, em vez do rio, também ajuda em muito, afinal evita que ele fique poluído. Permitir que o ciclo natural da evaporação aconteça, para que depois venha a chuva, depende da conservação das florestas. Pelo menos as poucas que temos … mas temos. E podemos plantar novas árvores. Tudo ajuda, mas por enquanto não resolve. Só que devemos pensar nas próximas gerações.

 

Ponte-dos-arcos

Ponte_cheias_Badenfurt_9-6-14_06

Margem_Av-Beira-Rio_16
Capivaras nas margens do Rio Itajaí-Açú, na Avenida Beira Rio | Foto: Luciano Bernz

5º Encontro Náutico Jet Club Blumenau | Foto: Luciano Bernz

5 Encontro Nautico Jet Blumenau 7-3-15 (38)
A sujeira no Rio Itajaí-Açú se acumula no píer | Foto: Luciano Bernz

 

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

Ponte-Badenfurt-17.05.14-17
Rio Itajaí-Açú a partir da nova ponte do Badenfurt | Foto: Soni Robinson Witte

Ponte-Badenfurt-17.05.14-05
Rio Itajaí-Açú a partir da nova ponte do Badenfurt | Foto: Soni Robinson Witte

Parque-Ramiro-anoitecer
Parque Ramiro Ruediger | Foto: Soni Robinson Witte

Ribeirão no bairro Velha|| Foto: Soni Robinson Witte

Roda d´água Velha - Soni (8)

Parque-Nascentes_02
Parque das Nascentes | Foto: Soni Robinson Witte

Poço_01
Poço | Foto: Soni Robinson Witte

Represa-Rio-Cedros_02

prefeitura-Beira-Rio

Saracura-Ponte-R-Gustavo-Budag-16-01-15
Saracura no Ribeirão da Velha, na Ponte da Rua Gustavo Budag, bairro Velha | Foto: Soni Robinson Witte

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS