terça-feira, 30 novembro 2021
InícioBairrosCentroA arte da grafitagem na parede do Museu de Hábitos e Costumes

A arte da grafitagem na parede do Museu de Hábitos e Costumes

Museu-Costumes-grafitagem_02

Foto: Divulgação / FCB

Enquanto muitas locais do patrimônio público e privado são alvo de pichações, o Museu de Hábitos e Costumes (MHC) optou por usar a arte dos grafiteiros Alexandre Chamba e Joba Borges para dar um toque especial na parede lateral esquerda da edificação. O objetivo valorizar é o patrimônio público mediante uma manifestação artística. E tem muitos trabalhos bonitos pela cidade. Mas antes de qualquer coisa,  é importante distinguir pichação de grafitagem, que é um ato artístico e legalizado.

Para quem nunca ouviu falar dos irmãos Joba Borges e Alexandre Chamba, eles são blumenauenses natos e envolvidos com o desenho desde a infância.  Chamba trabalhou como estagiário no Jornal de Santa Catarina, onde desenhava cartuns e charges. Mas foi quando morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, que se envolveu com  a pichação e se aprimorou na Grafitagem.

Museu-Costumes-grafitagem_01

Os irmãos Joba Borges e Alexandre Chamba nasceram em Blumenau e desenham desde a infância. Chamba trabalhou como estagiário no Jornal de Santa Catarina, onde produziu cartuns e charges. Morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde conheceu a pichação e se aprimorou na arte da grafitagem. Quando voltou para Blumenau, ele se envolveu em ações sociais, onde trabalhou com assistência voluntária a menores infratores. Isso já fazem 10 anos e hoje Chamba possui uma empresa de grafitagem chamada “Mundo dos Sonhos”. Lá ele trabalha ministrando cursos e oficinas em escolas da cidade de Blumenau.

Grafitteiro Alexandre Chamba | Foto: facebook do artista
Grafitteiro Alexandre Chamba | Foto: facebook do artista

Vale registrar essa importante iniciativa dos administradores do Museu de Hábitos e Costumes (MHC), que além de valorizar a arte da grafitagem, dá um ar moderno para na entrada da cidade conhecida pela tradição. Uma ação que reflete o que acontece em milenares cidades européias. E que tal visitar o museu que fica localizado na Rua XV de Novembro, número 25, próximo à câmara municipal de Blumenau.

Museu-Costumes-grafitagem_02a

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS