Araucária é derrubada após ataque de abelhas em moradores no Alto Vale do Itajaí

A colmeia ficava a 10 metros de altura. Uma criança de seis anos foi levada com urgência ao hospital com quadro de alergia severa.

Foto: Corpo de Bombeiros Militares de Ituporanga (SC)

Uma colmeia de abelhas foi removida de uma árvore araucária na manhã deste domingo (3/04/22). O fato aconteceu por volta das 9h35 na propriedade às margens da SC-110, no bairro Rio Antinhas, em Petrolândia (SC), no Alto Vale do Itajaí.

O trabalho foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militares de Ituporanga (SC) depois que alguns moradores foram atacados pelos insetos. O mais grave foi uma criança de seis anos que foi levada com urgência ao hospital com quadro de alergia severa.

O primeiro passo foi fazer uma avaliação do local depois os bombeiros entraram em contato com alguns apicultores. Um deles se colocou à disposição para ajudar na remoção das abelhas que estavam a 10 metros de altura. Junto com a Defesa Civil do município, foi tomada a decisão de derrubar a araucária, devido a altura e localização da colmeia, dando também mais segurança aos profissionais envolvidos.

Após os órgãos envolvidos reunirem os documentos e autorizações necessárias para que o processo ocorresse de forma legal, a árvore foi cortada. As abelhas foram removidas sem necessidade de eliminar o enxame. Os proprietários do terreno e moradores próximos também receberam orientações dos bombeiros.