domingo, 28 novembro 2021
InícioEducaçãoApresentações musicais no dia 2 de maio, comemoram os 54 anos da...

Apresentações musicais no dia 2 de maio, comemoram os 54 anos da FURB

Furb Campus 1 | Divulgação

 

A partir de 1953, começou um processo de conscientização para a instalação do Ensino Superior no Vale do Itajaí. No dia 2 de maio de 1964, a FURB iniciou oficialmente as atividades com o curso de Ciências Econômicas, cuja aula inaugural foi conduzida por Alcides de Abreu, professor Doutor Honoris Causa da FURB.

Por isso a próxima quarta-feira (2/05/18) será uma data muito especial, quando a Fundação Universidade Regional de Blumenau completa 54 anos. Para comemorar, haverá duas apresentações musicais abertas à comunidade, em diferentes locais do Campus 1, onde tudo começou.

A primeira será às 19h,  no Auditório do Bloco T, onde a Orquestra de Cordas da FURB, vai se apresentar com um repertório dedicado à música do século XVIII, com compositores como Antonio Vivaldi e Georg Philipp Telemann. Serão executados três concertos para instrumento solista e orquestra e uma participação especial, da professora do Curso de Música, Camila Werling. A data é duplamente especial, porque a orquestra também comemora os seus 10 anos de atividades.

Na sequência, às 20h, a FURB Jazz Band vai se apresentar no saguão em frente à Livraria da FURB no Bloco I. O público terá a oportunidade de sentir o ritmo do “easy listening” nas performances da Jazz Band. Profissionais, acadêmicos e voluntários integram o grupo que nasceu dentro da Orquestra da FURB, depois que os músicos quiseram ampliar o repertório.

Hoje a universidade oferece 49 cursos de graduação e tem 8340 alunos. Além disso, são 12 cursos de especialização, com 373 alunos; 14 programas de pós-graduação formados por 11 cursos de mestrado (434 alunos) e 3 de doutorado (94 alunos).

Mas também há a escola de ensino médio (ETEVI), com 374 alunos; o curso de idiomas que oferece ensino de inglês, alemão e português; além da escola de educação continuada (EDECON) com 6 cursos e 165 alunos.

Hoje são 6 campi, 807 mil m² de área total e 93,5 mil m² de área construída, onde funcionam 207 salas de aula, 254 laboratórios, além de Canais de Rádio e TV. Trabalham na universidade 698 professores ativos e 523 servidores técnico-administrativos.

São oferecidas 1181 bolsas de estudos, iniciação científica, pesquisa, extensão e estágio; além de desenvolvidos 161 projetos de pesquisa e extensão. Os dados são da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), e computados em abril de 2018.

Programação do dia 2 de maio

Apresentação da Orquestra de Cordas da FURB
Horário e local: 19h, no auditório do Bloco T – Campus 1

Apresentação da FURB Jazz Band
Horário: 20h, no saguão em frente à Livraria da FURB no Bloco I – Campus 1

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS