quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioDicasAprenda a deixar o jardim florido no Outono

Aprenda a deixar o jardim florido no Outono

Flor_Azaleia

Especialista do Jardim da Saudade dá dicas para manter o quintal bonito

Com a chegada do Outono as temperaturas começam a cair e as flores e o gramado sofrem com a mudança na estação. Embora seja tradicional nesta época do ano que as árvores fiquem secas, é possível deixar o jardim bonito, tanto quanto nas estações mais quentes do ano. Para manter o quintal florido é necessário tomar alguns cuidados especiais e apostar na manutenção.

O responsável pelos cuidados com jardinagem do Grupo Jardim da Saudade, Lenir Jeronimo Dias, afirma que esta é a época ideal para retirar as folhas velhas, corrigir o solo e plantar novas mudas. Segundo o especialista é bom ficar atento aos tipos de plantas da estação, como as espécies boca-de-leão, amor-perfeito, beijo rajado e azaleias. Lenir também indica alguns tipos menos conhecidos que também são bem resistentes as baixas temperaturas como empates, porcelanas e tajet.

“Muitas espécies não florescem nesta época do ano, mas as folhagens se mantêm verdes e bonitas se forem bem cuidadas. É importante adubar, limpar a terra para evitar a erva daninha e cuidar com formigas e lagartas. Manter estes cuidados periódicos garante que as flores permaneçam bonitas durante todo o ano” explica.

Outro ponto importante é como fazer a rega das plantas. Segundo Lenir, a tarefa pode parecer simples, mas exige atenção, pois o frio faz com que as plantas precisem de menos água. “As flores e folhagens devem ser hidratadas de acordo com a sua necessidade. De preferência no período da manhã, pois elas absorvem a umidade durante a noite e a água em excesso pode causar doenças”, justifica Lenir.

O gramado também merece um cuidado especial. O especialista explica que o clima se torna mais ameno e faz com que o ritmo de crescimento da vegetação diminua. “É necessário manter um corte de grama em média a cada 15 dias e nos dias de pouca chuva, para evitar maltratar o solo. Também é preciso cuidar com as formigas que tendem a aparecer em maior quantidade no Outono”, alerta.

Cuidado com a Dengue

A época do ano também é propícia para o clima úmido e com algumas pancadas de chuva. Para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue é preciso ficar atento aos vasos das plantas. Lenir indica usar vasos furados, para que a água acumulada tenha facilidade de vazão. Além disso, descarta o uso dos pratinhos e de flores de plástico. “Aqui no Jardim da Saudade nós não autorizamos o uso de objetos que não permitam o escoamento da água. Em casa, as pessoas precisam manter esse cuidado, começando pelo quintal e seguindo até as plantas que ficam dentro de casa”, relembra o especialista.

Texto: Martha Kienast |  Oficina das palavras

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS