Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Após aumento de acidentes em Blumenau, Seterb amplia fiscalização no trânsito

 

 

 

 

Blumenau registrou um aumento no número de acidentes nos últimos três meses. Grande parte dessas ocorrências resultou em vítimas que necessitaram de atendimento médico. Segundo levantamento da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), de abril para junho, houve um acréscimo de 94% neste tipo de acidente com maior gravidade. Devido a isso, a secretaria decidiu intensificar as blitze no município.

O médico responsável técnico pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), Marcus Vinicius Campos Rosa, aponta que os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. “Estes números preocupam ainda mais em uma pandemia, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19. Além de onerar em muito as unidades de saúde”, completa.

Em abril, um mês após o início da pandemia em Blumenau, a Seterb registrou 150 acidentes, sendo 65 com vítimas que precisaram receber atendimento médico. Em maio, foram 222 ocorrências e em 121 delas foram necessárias acionar as equipes de emergência. Em junho, foi registrado o maior número de ocorrências em 2020, chegando a 235, com 126 destas com vítimas que receberam algum tipo de assistência médica.

Para tentar frear este crescimento de ocorrências mesmo em meio à pandemia, a fiscalização será feita em pontos estratégicos da cidade, onde há maior incidência de ocorrências e registro de infrações de trânsito. A Seterb ressalta que nestas ações não será utilizado o radar móvel.

Para o secretário da Seterb, Lairto Leite, o intuito da medida não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado. “A atuação dos agentes de trânsito é essencial para que a população respeite as normas e assim evite acidentes, que resultam em lesões graves, mas também podem ocasionar mortes”, explica.

Por Adriano Lins, com a colaboração de João Vitor Korc [Secom/BNU]

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top