Após 38 dias de tratamento, Cuca, a jacaré-de-papo-amarelo, foi solta na natureza em SC

 

 

 

 

Nesta terça-feira (13/10/20), foi realizada a soltura de Cuca, uma jacaré-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção no Brasil. A ação foi do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e da Polícia Militar Ambiental (PMA),  depois de 38 dias de tratamento.

O animal de 9,8 quilos foi encontrado machucado no dia 5 de setembro por um morador de Florianópolis e resgatado pela PMA. A equipe do IMA, com apoio do Instituto Espaço Silvestre, entrou em contato com o Oceanic Aquarium (Balneário Camboriú) que prontamente aceitou receber o jacaré.

No setor extra/quarentena do empreendimento, a jacaré passou por uma cirurgia de amputação e remoção dos tecidos necrosados e contaminados. Para o deslocamento, por questão de segurança, a PMA precisou conter a boca do animal com fita. O nome Cuca lembra da personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

 

Resgate de Animais Silvestres

O IMA, por meio da Gerência de Biodiversidade e Florestas, realiza a coordenação de todos os resgates de animais silvestres encontrados em Santa Catarina. O IMA conta com a parceria da Polícia Militar Ambiental para o resgate e soltura. Por ano são resgatados e recuperados, em média, quatro mil animais das mais variadas espécies.

A maioria é encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Quando o local não pode receber, os bichinhos são levados a zoológicos e instituições parceiras até a soltura.

Ao encontrar um animal silvestre, o recomendado é ligar para a Polícia Militar pelo número 190 ou encaminhar e-mail para fauna@ima.sc.gov.br.