Para Maria José Bernardes de Andrade de 51 anos, tomar uma Coca-Cola é considerado uma vitória, ela passou 33 dias em uma UTI, devido as complicações pelo novo coronavírus, a Covid-19. Hoje, está completando 37 dias de internação, do qual está contando os minutos para ir para casa, sendo sua alta prevista para os próximos dias.

Não sou acostumada a tomar refrigerante, mas quando vi na televisão uma propaganda de Coca-Cola, sabe aquele gostinho que vem salivando em sua boca? Me deu uma vontade que não consigo descrever e quando me trouxeram, só de ouvi o barulho da latinha abrindo, senti que minha internação estava chegando ao fim, pois quem passa por uma UTI Covid, dá valor as pequenas coisas da vida,” relata Maria José.

Após falar sobre seu desejo à equipe assistencial, a Fonoaudióloga Júlia Schiphorst Delgado entrou em contato com o médico responsável pela paciente para avaliarem a possibilidade de liberação. “A Dona Maria José passou por uma intubação prolongada, com necessidade da realização de uma traqueostomia durante a internação. Após o desmame ventilatório, fui acionada pela equipe assistencial para realizar a avaliação fonoaudiológica, sendo assim, possível contemplar o desejo da paciente”. Finaliza Júlia.