terça-feira, 26 janeiro 2021
Início Geral Apesar da pandemia, karatê de Blumenau terminou 2020 com saldo positivo

Apesar da pandemia, karatê de Blumenau terminou 2020 com saldo positivo

ABK/SME oficializou nova parceria e conseguiu bons resultados nos três campeonatos que disputou.

08:59

Apesar de um 2020 difícil por causa da pandemia do novo Coronavírus, com o cancelamento de todo o calendário de competições, a Associação Blumenau de Karate / Ipiranga / Barão / Arawaza / Promoshirt / Norte Shopping / Neumarkt Shopping / Executivo / SME Blumenau, tem motivos para comemorar a temporada.

Afinal, obteve bons resultados nos três únicos campeonatos os quais participou (Seletiva Nacional 1, 1ª etapa do Campeonato Brasileiro e Estadual Série B), como também apresentou ações com a confirmação de um novo patrocinador e renovação de antigas parcerias.

“Foi um ano atípico, de se reinventar e de motivar a equipe. Mas apesar de todo o imprevisto causado pela pandemia do novo Coronavírus, a ABK conseguiu desenvolver algumas ações, renovar suas parcerias – com a Escola Barão do Rio Branco, Arawaza e Promoshirt e obter um novo parceiro, com o Grupo Almeida Júnior, por meio do Norte Shopping e Neumarkt Shopping”, comenta Vanderlei de Oliveira, treinador da ABK/SME Blumenau, Seleções Catarinense e Brasileira de Karate.

Espaço ABK no Norte Shopping

Para oficializar a nova conquista fora dos tatames, com os dois shoppings de Blumenau, a ABK promoveu em março, inédito evento na praça central do Norte Shopping, para o lançamento da nova camisa da equipe, com direito a desfile. “Foi um momento único, o qual, tivemos a presença de um público de mais de 300 pessoas nos prestigiando”, lembra o técnico.

Apresentação da nova camisa da equipe para as competições em 2020.

“Na ocasião, divulgamos as ações que seriam desenvolvidas durante a temporada, como um Training Camp, Campeonato de Kata – mas acabamos sendo surpreendidos pela pandemia”, lamenta o treinador Fabiano de Oliveira, da comissão técnica da ABK. Entretanto, a ABK conseguiu colocar em pratica, em junho, uma exposição, denominada “Espaço ABK”, no Norte Shopping. “Durante dois meses de exposição, contamos um pouco da nossa história. Além disso, realizamos algumas ações, como treinos individuais e lives”, conta Vanderlei.

Eduardo Bittencourt conquistou vaga na Seleção Brasileira durante a Seletiva Nacional 1

Ainda em 2020, a Associação Blumenau de Karate iniciou a parceira com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), na qual, a entidade subsidia despesas aéreas e hospedagens para 30 atletas da equipe blumenauense – em torneios nacionais. Tem também a Executivo Transportes, que possibilita a ida de todo o grupo, principalmente para as etapas do Campeonato Estadual.

Competições

Mesmo com o ano atípico, a ABK participou, com bons resultados, dos três únicos campeonatos realizados na temporada de 2020. Em março, por exemplo, em Natal (RN), durante a Seletiva 1 de Base e etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro, a equipe conquistou cinco vagas para a Seleção Brasileira, que iria disputar o Sul-Americano da categoria; além de classificar 12 atletas para a etapa final do Brasileiro.

“Era um ano que se encaminhava para ser muito promissor em termos de resultados para o grupo e de revelação de novos talentos. Estávamos trabalhando para esse objetivo”, comenta o técnico. “Para o Brasileiro, por exemplo, tivemos um aproveitamento de quase 100%, com a classificação de 12 de nossos 13 atletas”, destaca o técnico Tarcísio da Silva, da comissão técnica da ABK.

Se na Seletiva Nacional, a ABK obteve bons resultados, ainda em março, em Videira a equipe blumenauense sagrou-se campeã na modalidade de Kumitê (luta) e foi vice no Kata (luta imaginária), da primeira etapa do Estadual Ranking B. Com 45 integrantes, o resultado confirmou, na avaliação da comissão técnica da ABK, a projeção o expressivo trabalho realizado nas categorias de base, referência nacional. “Era um grupo novato em competições, o qual, o planejamento era de proporcionar experiência aos alunos para futuras torneios”, avalia Vanderlei.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS