Teve início às 14h desta segunda-feira (9/06/25) a série de interrogatórios presenciais conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apura a tentativa de golpe após as eleições de 2022. A oitiva dos oito acusados segue até sexta-feira (13) e será realizada no prédio do STF, em Brasília.
📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.
Entre os réus estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-vice na chapa eleitoral, o general Walter Braga Netto, além de outros nomes que integrariam o que a investigação chama de “núcleo crucial” da trama para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Todos são investigados por suposta tentativa de subverter a ordem democrática após a derrota nas urnas.
A ordem dos depoimentos prevê o início com Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Em seguida, serão ouvidos Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Jair Bolsonaro; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e por fim, Walter Braga Netto.
A expectativa é de que os depoimentos tragam novos desdobramentos para o inquérito, que já conta com trocas de mensagens, depoimentos e documentos que indicariam articulações para deslegitimar o resultado eleitoral e evitar a transição de governo. A transmissão ao vivo dos interrogatórios pode ser acompanhada por canais oficiais do STF.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky