A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (21/01/26), por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União, a proibição total de medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além de todos os produtos com retatrutida, independentemente da marca ou lote.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A medida inclui a proibição de fabricação, importação, comercialização, distribuição, divulgação e uso desses itens em todo o território nacional. Segundo a agência, os produtos são fabricados por empresas desconhecidas e têm sido oferecidos de forma irregular, especialmente por meio de perfis no Instagram.
Conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras do Paraguai”, esses medicamentos não possuem qualquer tipo de registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa — condição obrigatória para a legalização de produtos de saúde no Brasil.
A agência alertou que, por se tratarem de substâncias de origem e composição desconhecidas, não há qualquer garantia sobre sua qualidade ou segurança. Por isso, o uso dessas “canetas” está vetado “em nenhuma hipótese”, reforça o comunicado oficial.
A decisão reforça o posicionamento da Anvisa quanto ao combate à comercialização de medicamentos irregulares, especialmente aqueles que prometem emagrecimento rápido sem respaldo científico ou autorização legal.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





