Animais do Cepread de Blumenau recebem treinamento

O objetivo é promover a sociabilidade do pet e reabilitar os animais que passam por traumas.

Foto: Marcelo Martins

Desde a última semana o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) de Blumenau conta com a parceria do Comportamentalista de Animais, Caio Barboza.

O objetivo é de promover a sociabilidade do pet, reabilitar os animais que passam por traumas e podem apresentar comportamentos diferentes de acordo com a forma como foram tratados antes do acolhimento no Cepread. Além de ser uma ótima forma de evitar a ansiedade e o estresse nos bichinhos, tornando a relação com os humanos mais harmoniosa.

De acordo com o secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, ter um comportamentalista de animais no Cepread proporciona uma série de benefícios para a relação entre os peludinhos e os futuros tutores. “As técnicas desenvolvidas podem corrigir alguns hábitos inapropriados e estabelecer uma relação saudável entre o cachorro e a família. Contar com a experiência de quase 20 anos do Caio Barboza no Cepread é maravilhoso. Tenho certeza que mais “aumiguinhos” serão adotados”, afirma.

Caio Barboza é adestrador e comportamentalista de animais há aproximadamente 20 anos e atuou nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. É membro da Federação Brasileira de adestramento de animais (FBAA), foi instrutor do canil na Guarda Civil da cidade de Valinhos, em São Paulo; treinador do cão Sheep para a Campanha da Seterb sobre conscientização no trânsito e atua na área de comportamento e adestramento em Blumenau e região.

“Minha missão no Cepread é ajudar os pets por meio de treinos, rotina e reforços, corrigindo certos hábitos e traços de personalidade. Auxiliar na identificação do perfil dos animais que serão adotados facilita a convivência futura com a família adotante. Quando o perfil do animal é compatível com o do futuro tutor o dia a dia torna-se mais prazeiroso. Com muito carinho e paciência, tanto os cachorros jovens quanto os mais velhos podem ser educados”, explica Caio Barboza.

Importante salientar que o adestramento será realizado exclusivamente nos animais abrigados no Cepread.

Fonte: Prefeitura de Blumenau