quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioGeralAmpliado tempo e frequência de visitas nas unidades prisionais e socioeducativas de...

Ampliado tempo e frequência de visitas nas unidades prisionais e socioeducativas de SC

Serão permitidas duas e quatro visitas por mês, que poderão ocorrer de forma presencial ou virtual.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira (1/12/21) que foi ampliado o tempo e da frequência de visita, nas unidades, mas sempre por agendamento. Essa é uma flexibilizações que o avanço da vacinação permitiu.

A decisão foi tomada após uma reunião técnica entre a Central Covid-19, a Sala de Situação da SAP e o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria de Estado da Saúde. A Portaria Nº 1433/GABS/SAP, publicada no Diário Oficial do estado (DOE) na terça-feira (30/11), estabelece as regras de segurança sanitária para serem seguidas e respeitadas durante as atividades nas unidades prisionais e socioeducativas catarinenses.

Os visitantes devem usar máscara de proteção; higienizar as mãos, terão a temperatura aferida, não podem ter sintomas da Covid-19 e devem ter tomado no mínimo as duas doses da vacina.

Nas unidades prisionais, serão permitidas duas visitas sociais por mês, que poderão ocorrer de forma presencial ou virtual. O visitante poderá escolher duas modalidades, uma visita social e outra conjugal por mês, sempre em semanas distintas.

Já nas unidades socioeducativas, elas também poderão ser da mesma forma, com a vantagem de serem quatro por mês. Serão permitidas duas virtuais e duas presenciais, também somente uma por semana.

A modalidade de visita será escolhida pelo visitante por meio de agendamento prévio junto ao Setor Social da unidade prisional e/ou equipe técnica da unidade socioeducativa, preferencialmente, ou setor competente designado pela administração da unidade.

O mapa de risco da SES continua sendo parâmetro para a duração da visita. Mapa azul elevou para duas 02 (duas) horas e amarelo ou laranja aumentou o tempo de visita para 01 (uma) hora e 30 minutos para as virtuais; mapa vermelho a visitação será suspensa. Também será permitida a entrada de 03 (três) visitantes por interno, menores vacinados com pelo menos 01 (uma) dose de vacina também estão autorizados.

Nas unidades que possuem espaço físico destinado às visitas coletivas, presenciais, fica autorizado o contato físico entre os visitantes e o interno do mesmo núcleo de visitação.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS