sábado, 4 dezembro 2021
InícioGeralAma Blumenau fala na Câmara de Vereadores sobre o Dia Mundial de...

Ama Blumenau fala na Câmara de Vereadores sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (2)

Neste 2 de Abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Micro Região) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (02), para fazer um discurso de conscientização sobre o autismo.

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal, comportamento restrito e repetitivo. Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança. Eles geralmente se desenvolvem gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

Segundo o vice-presidente da AMA, Edson Motta, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela ONU em 2007. Dados da Organização Mundial de Saúde estimam que no mundo existam 70 milhões de autistas. Somente em Blumenau, há aproximadamente 3.500. Edson também falou um pouco sobre o trabalho da AMA Blumenau. A entidade foi fundada em 2013 para que os pais de autistas tenham força e voz mais atuantes. Mas o principal motivo da criação da associação é a inclusão escolar do autista.

Ele ressaltou que o maior problema hoje é falta de informação e o desconhecimento do autismo. Quando alguém é perguntado sobre a doença, é quase sempre a mesma resposta: o autista vive no mundo dele. O que não é verdade, porque ele vive no nosso mundo, mas do seu jeito.

Ainda sobre a inclusão escolar, Edson explicou que existem alguns problemas crônicos nas escolas. Eles vão desde a negação de uma vaga, falta de professores auxiliares e principalmente o pouco conhecimento do que é o autismo e como lidar com uma criança portadora. Segundo ele, é preciso uma inclusão de verdade. Para isso acontecer não bastam as crianças e os pais de autistas quererem. Os professores, diretores, escolas e a comunidade tem que abraçar a causa.

O apelo da AMA aos vereadores foi de apoio à causa, com a criação de cursos aos profissionais envolvidos com essas crianças e adolescentes e de professores auxiliares, para promover assim, uma inclusão verdadeira às crianças autistas.

Para encerrar o discurso, Edson Motta disse que o autista é capaz e consegue fazer de tudo, mas com um pouco de dificuldade. São criaturas puras, inocentes, não mentem e falam o que realmente sentem. Talvez por esse motivo sejam taxadas de insensíveis.

Ele frisou que se um dia alguém tiver a oportunidade de receber um elogio ou uma critica de um autista, pode ter certeza que você ouviu a mais pura verdade e sentimento. E eles, mesmo quando adultos, terão algo que nós nunca teremos: a pureza e a essência de uma criança.

Dia 2 não é um dia de comemoração e sim de conscientização. Temos um dia, mas faltam mais 364. Finalizou o discurso na tribuna aplaudido pelos vereadores e pessoas que assistiam à sessão.

 

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (9)

O vice-presidente da AMA, Edson Motta, conversou com nossa equipe.

OBlumenauense: Edson, como é o trabalho da AMA?

Edson Motta: O nosso trabalho é divulgar e falar sobre a causa. Passar o conhecimento já ajuda em muito. As pessoas saberem o que é o autismo e de como lidar com uma criança autista, é o primeiro passo.

OBlumenauense: Qual a maior dificuldade que vocês encontram hoje no que diz respeito à inclusão social do autista?

Edson Motta: A maior dificuldade é sem duvida nenhuma a falta de conhecimento sobre o assunto. Existem escolas no município que estão preparadas e envolvidas com a causa, enquanto outras não sabem como lidar.

OBlumenauense: Qual a maior dificuldade enfrentada por uma criança autista?

Edson Motta: Veja, existem vários graus de autismo. Mas a maior dificuldade das crianças é o relacionamento e a interação social. Existem adultos que passaram a vida inteira sem um diagnóstico. Estão a vida inteira com essa dificuldade de relacionamento, mas sem saber o que elas tem e como agir.

OBlumenauense: Qual a mensagem que AMA deixaria hoje a todos os blumenauenses nesta época de Páscoa?

Edson Motta: Deixamos a todos uma mensagem de comemoração e conscientização. Vamos curtir a Páscoa. Para os pais de autistas, a mensagem é nunca desistirem e lutarem sempre, porque esse é o chamado trabalho de formiguinha. Conscientizando as pessoas, temos certeza que em breve teremos uma situação bem diferente desta que temos hoje. Desejamos a todos uma feliz e abençoada Páscoa!

Você pode conhecer um pouco mais do autismo clicando em Wikipedia, blog e Facebook.

 

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (11)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (2)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (4)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (7)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (1)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (6)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (13)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (8)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (10)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (9)

Camara Vereadores -Dia Autista 2-4-15 (12)

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS