Alunos do curso de Jornalismo da Furb lançam site sobre LGBT

Projeto_Te-orienta

 

Por Ana Paula Dahlke

A liberdade de escolher ser o que quiser e ter o direito de expressar isso deve ser garantida a todos. A história revela que há muito tempo existem pessoas com diversas opções afetivo-sexuais e, também, mostra que existe um grande preconceito contra a diversidade.

Através de um questionário on-line e impresso os alunos do quarto semestre do curso Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) coletaram cerca de 300 respostas de cidadãos blumenauenses e da região e concluíram que a população não tem muito conhecimento e informação sobre o universo LGBT e as suas reivindicações de igualdade. Por isso, foi desenvolvido um site jornalístico para discutir e informar sobre essas questões.

Durante um semestre, na disciplina de Laboratório de Apuração e Escrita para WEB, os alunos criaram um conteúdo jornalístico digital sobre o mundo LGBT. Com o objetivo de trazer a visibilidade e informação, entrevistaram diversas pessoas que participam de coletivos de Santa Catarina, profissionais da saúde, advogados que falaram sobre políticas públicas para essa comunidade, instituições religiosas que falaram sobre a questão da aceitação e os próprios LGBTs que contaram um pouco de suas histórias. Além disso, foram abordados assuntos sobre infância e adolescência e arte, resultando em um site com conteúdo necessário e especial sobre o tema.

Dia 26/08 (sexta-feira), às 20h, no hall de entrada da Biblioteca Universitária, campus 1 da Furb, acontece a inauguração do site Te Orienta, com a presença de entrevistados, comunidade acadêmica e geral.

O conteúdo será postado gradualmente a partir do dia do evento no site www.teorienta.com, além disso, quem quiser pode acompanhar as postagens na página facebook.com/siteTeOrienta

Lançamento do site Te Orienta
Quando? Dia 26/08 às 20h
Onde? No hall de entrada da Biblioteca Universitária, campus 1 da Furb.
Acesse: www.teorienta.com