domingo, 28 novembro 2021
InícioGeralAluna da ETEVI vence concurso internacional de literatura

Aluna da ETEVI vence concurso internacional de literatura

Ana-Paula-2-concurso-Literatura_Etevi

Texto: Giovana Pietrzacka

Ana Paula Pereira, a aluna da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI), conquistou o segundo lugar na categoria Crônica, no 2º Concurso Internacional de Literatura. Promovido pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB), o evento recebeu 1.478 inscrições. E Ana Paula foi a única representante do Estado a ser classificada. A cerimônia de premiação será dia 23 de maio, em Mariana (MG).

Ana Paula não esconde a felicidade. Ela recebeu a notícia por meio de uma notificação eletrônica da organização do evento e demorou para acreditar que havia conquistado do segundo lugar. Emocionada, pediu para a professora Denise Izaguirre Anzorena, sua orientadora, que verificasse novamente o resultado, divulgado oficialmente sexta-feira (20). “Ainda estou emocionada! É a primeira vez que participo de um concurso assim”, disse Ana Paula.

E quem incentivou os alunos a participar foi justamente a professora Denise. Ela que leciona a disciplina Língua Portuguesa e Literatura, viu no concurso uma oportunidade para que os alunos aprimorassem aquilo que foi praticado em sala de aula durante o ano. Da ETEVI, oito alunos se inscreveram no concurso.

Na categoria Crônica, da qual Ana Paula conquistou o segundo lugar, foram ao todo 132 trabalhos inscritos. O título do trabalho “Lições de Casa” abordou como tema o abuso sexual na adolescência. “Esta premiação só reforça o trabalho que a escola desenvolve, a qualidade do ensino que oferecemos, a qualidade dos nossos professores e também dos alunos. Isso vem a coroar e reafirmar nosso compromisso de incentivo à leitura”, disse o diretor da Escola, Manoel José Fonseca Rocha.

Este é o segundo ano que a ETEVI participa do concurso. Ano passado, a escola obteve duas premiações: na Categoria Crônica, obteve o segundo lugar com a crônica Escravos do Tempo, da aluna Thayane Wite e uma Menção Honrosa com a crônica Daniele, do aluno André Luís Lahorgue Lopes.

O Concurso

2º Concurso Internacional de Literatura tem como objetivo revelar escritores nacionais e internacionais em Crônica e Poesia. O tema é de livre escolha. São oferecidas três categorias: infantil (até 12 anos), juvenil (13 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Cada candidato poderia enviar um trabalho inédito (crônica ou poesia) em português e espanhol.

Na imagem acima, Ana Paula está ladeada pela professora Denise Izaguirre Anzorena e pelo diretor da ETEVI, Manoel José Fonseca Rocha.

via FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS