Alto índice de faltas nos atendimentos do Cadastro Único preocupa Indaial (SC)

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, cerca de 41% das famílias não compareceram na data agendada.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Indaial está preocupada com os altos índices de faltas nos atendimentos do Cadastro Único. Segundo levantamento realizado pela pasta, cerca de 41% das famílias não compareceram na data agendada para inclusão ou atualização do CadÚnico em maio de 2022.

Quando o cidadão agenda e não comparece acaba comprometendo o atendimento e agilidade de todos que necessitam e não conseguem marcar. A ausência nos horários agendados gera um aumento da demanda, prejudicando aqueles que precisam atualizar com urgência para manutenção de algum benefício socioassistencial.

O Cadastro Único é um instrumento utilizado para a coleta de informações sobre famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que contribui para o planejamento e implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

É através dessas informações que são concedidos diversos benefícios sociais como Programa Auxílio Brasil, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteirinha do Idoso, Contribuição Facultativa de Baixa Renda a Previdência Social e isenção em concursos.

Para se inscrever no CadÚnico, a família deve reunir a documentação original de todos os moradores da residência:

  • identidade,
  • CPF,
  • título de eleitor,
  • certidão de nascimento e casamento,
  • carteira de trabalho (mesmo em situação de desemprego),
  • comprovante de residência no nome do responsável familiar (preferencialmente conta de luz),
  • comprovante de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel com reconhecimento em cartório,
  • comprovante de renda (como folha de pagamento do último mês ou comprovante de aposentadoria, pensão ou outro benefício do INSS),
  • além de atestado de frequência caso houver na residência alguma criança ou adolescente que estude.

Os agendamentos podem ser realizados através do telefone (47) 3317-4100 ou presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Social: Rua Leoberto Leal, 191, bairro Tapajós, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As famílias que não conseguirem comparecer no dia agendado devem informar com antecedência.

Fonte: Prefeitura de Indaial (SC)