terça-feira, 11 maio 2021
Início Economia Alimentar embriões em ovos deve ser próxima revolução na avicultura, diz pesquisadora...

Alimentar embriões em ovos deve ser próxima revolução na avicultura, diz pesquisadora israelense em SC

Pesquisadora israelense participou do último dia de palestras do 12º Simpósio Técnico de Avicultura | Foto: Junior Duarte / MB Comunicação

 

Por Marcos A. Bedin

Em seu último dia de palestras, o 12º Simpósio Técnico de Avicultura recebeu a pesquisadora israelense Zehava Uni, que falou sobre as últimas inovações na nutrição in ovo. O evento, organizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), é realizado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.

 

Foto: Zehava Uni falou sobre as últimas inovações na nutrição in ovo | Foto: Junior Duarte / MB Comunicação

 

Zehava, que é PhD pela Cornell Veterinary School e chefe do Departamento de Zootecnia da Universidade Hebraica, explicou que alimentar o embrião de galinha três dias antes da eclosão, com uma solução que contém vitaminas e outras substâncias, deve ser uma das revoluções nos incubatórios e na nutrição de aves. Desde 2010, diversas pesquisas no mundo todo têm examinado o efeito de nutrientes variados no desempenho de frangos de corte. O interesse se deve à demanda global por aves livres de antibióticos. Em toda a União Europeia, por exemplo, os antibióticos em animais estão proibidos desde 2006.

A utilização da tecnologia in ovo para injetar prebióticos ou probióticos tem potencial para “programar” o microbioma das aves. De acordo com Zehava, a partir de estudos de âmbito global é possível concluir que essa injeção de nutrientes e outras substâncias promove uma digestão melhor e desenvolvimento de maior capacidade de absorção ainda numa fase inicial, além de estimular o crescimento. A pesquisadora apresentou experimentos e dados sobre o tema.

A administração de substâncias in ovo começou ainda na década de 1990 com vacinas. O desenvolvimento e uso da técnica provocaram a criação de maquinário específico, que pode também ser usado para a alimentação in ovo, conforme a israelense.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS