Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Aliança Francesa apresenta o filme ‘8 Mulheres’ na estreia do CineArte Francês

 

 

 

 

Cultuada pelas produções autorais, que abordam temas existenciais e levam o espectador à reflexão, a França está entre os maiores produtores de filmes no mundo. No entanto, no Brasil o acesso a filmes franceses ainda é restrito aos grandes centros – à exceção do Festival Varilux de Cinema Francês, que anualmente percorre o país, incluindo Blumenau.

Com o intuito de tornar o cinema francês mais acessível na região, a Aliança Francesa da cidade, em parceria com a Secretaria de Cultura lança nesta segunda-feira (9/03/20), o CineArte Francês. A abertura, às 19h, será com o filme “8 Mulheres” na antiga Fundação Cultural de Blumenau. Ele integra projeto CineArte promovido pela secretaria há mais de 10 anos.

O filme 8 Mulheres foi lançado em 2002 e dirigido por François Ozon. A história é sobre oito mulheres que estão isoladas em uma casa depois que um homem foi assassinado. Cada uma têm alguma ligação com a vítima e agora querem descobrir a verdade sobre como tudo aconteceu.

A Aliança Francesa não só promove o ensino do idioma francês como também ações e eventos culturais. Depois da abertura da exposição ‘Grandes Mulheres Francesas” no Neumarkt Shopping, na semana passada (dia 4), agora será a vez do CineArte Francês, projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura há mais de 10 anos.

Queremos propor uma aproximação da comunidade com a Sétima Arte, por meio da exibição de filmes que ficam fora do circuito comercial, além de despertar o interesse para a cultura francófona”, destaca o diretor, coordenador pedagógico e professor da Aliança Francesa Blumenau, Marcos Paulo Bertoldi.

Uma série de produções francesas serão exibidas até o fim do ano com temas atuais e reflexivos através de grandes clássicos e obras contemporâneas, muitas delas premiadas. “O CineArte Francês é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor o cinema produzido na França, mas também pretende provocar uma discussão, por meio de rodas de conversa, acerca de temas pertinentes e polêmicos da sociedade”, destaca o diretor.

Aberto a toda a comunidade, os filmes são legendados e as sessões serão sempre nas segundas semanas de cada mês, às 19h dessas segundas-feiras, no Cine Teatro Edith Gaertner da Secretaria de Cultura de Blumenau.

 

 

Confira a programação completa do CineArte Francês 2020:

  • Março: dia 9 – 8 Femmes (8 Mulheres) – 2002
  • Abril: dia 13 – La jeune fille sans mains (A menina sem mãos) – 2016
  • Maio: dia 11 – Pupille (Pupila) – 2018
  • Junho: dia 8 – C.R.A.Z.Y. (C.R.A.Z.Y. – Loucos de amor) – 2005
  • Julho:  dia 13 – Danton (Danton) – 1982
  • Agosto: dia 10 – C’est ça l’amour (Isto é o amor) – 2018
  • Setembro: dia 14 – Le charm discret de la bourgoisie (O charme discreto da burguesia) – 1972
  • Outubro:  dia 19 – Les grands esprits (O melhor professor de minha vida) – 2017
  • Novembro: dia 9 – Chocolat (Chocolate) – 2016
  • Dezembro: dia 14 – Une nouvelle amie (Uma nova amiga) – 2014

CINEARTE FRANCÊS
Data: segunda-feira 9 de março, às 19h
Local: Cine Teatro Edith Gaertner da Secretaria de Cultura de Blumenau (antiga Fundação Cultural)
Endereço: Rua XV de Novembro, 161, Centro
Entrada gratuita

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top