segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioCulturaAlexandre Chamba ensina suas técnicas na Oficina de Arte Urbana em Blumenau

Alexandre Chamba ensina suas técnicas na Oficina de Arte Urbana em Blumenau

A primeira turma, com 15 participantes , se reúne neste sábado e domingo (20 e 21/11), nas dependências da SMC.

O grafite, fenômeno do mundo contemporâneo, vai colorir a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC) durante a Oficina de Arte Urbana, ministrada pelo artista Alexandre Chamba, em dois momentos. A primeira turma, com 15 participantes , se reúne neste sábado e domingo (20 e 21/11/21), nas dependências da SMC.

Será a oportunidade de conhecer as formas e estilo de arte que podem ser criadas em uma rua, parede ou localização externa e sua definição de arte visual. O artista plástico, Alexandre Chamba, explica que a oficina será dividida em aulas teórica e prática. “Para mim é como um encontro entre amigos para uma pintura no final de semana. Vamos trocar ideias e entender o que é o grafite e como utilizar os sprays”, conta.

O evento será promovido pela SMC, em parceria com a empresa Compactor, referência em inovação e qualidade, que fornecerá os sprays Molotow para a oficina. A marca é utilizada no mundo todo e regularmente inclui os artistas no processo de concepção e desenvolvimento de seus produtos.

Alexandre Chamba volta a ministrar a oficina nos dias 27 e 28, mas a turma já está completa. “Faz alguns anos que não ministro oficinas como essa, tenho certeza que serão momentos especiais! Fiquei muito feliz com o convite da SMC”, afirma o artista.

O projeto final, em parceria com a empresa Compactor, será a produção de um painel do projeto Arte Urbana em homenagem ao pesquisador e cientista Fritz Müller.

A Arte Urbana em Blumenau

A arte urbana está presente em diversos muros e logradouros públicos, previamente mapeados e previstos pela Prefeitura , com temáticas pré-estabelecidas para cada local. Confira os espaços contemplados na cidade:

  • Estação de Trem na Rua Itajaí. Temática do desenho artístico: Fritz Müller e viagens;
  • Viaduto da Via Expressa – Próximo à Rodoviária. Temática do desenho artístico: Temática Germânica/Oktoberfest ( em execução)
  • Rua República Argentina – Ponte José Ferreira da Silva (Anel Viário Norte). Temática do desenho artístico: Banho de Rio – Reprodução das imagens feitas por Eduardo de Lima e Silva.
  • Muro e ponte na esquina da José Deeke com a Rua Bahia. Temática do desenho artístico: Muro Verde incorporado com desenho que referencie as memórias ferroviárias
  • Viaduto Prolongamento da Humberto de Campos
  • Muro de contenção Prolongamento da Humberto de Campos (Primeiro Muro de contenção à direita no sentido Velha-Centro)
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS