AlertaBlu prevê condição de tempo severa para os próximos dias em Blumenau

O tempo fica instável nesta quinta-feira (17/12) e há condição para chuva de intensidade fraca a moderada, de forma isolada, e com alguma trovoada

1516
Foto: João Vitor Korc

Os modelos de previsão numérica do tempo indicam condição de tempo severa para os próximos dias em Blumenau devido a atuação de diversos sistemas meteorológicos.

O tempo fica instável nesta quinta-feira (17/12/20) devido atuação de um sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina. No início da tarde, há condição para chuva de intensidade fraca a moderada isolada e alguma trovoada, alternado por aberturas de sol. Durante a tarde, a medida que o sistema de baixa pressão perde intensidade, as áreas de instabilidade vão gradativamente se afastando diminuindo a condição para chuva com mais intensidade. A temperatura máxima pode chegar a 27°C e o vento sopra fraco de leste/sudeste.

Na sexta-feira (18/12/20), a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorece condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.

No sábado (19), a chuva prevista é causada pela atuação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) e pelo calor que contribuem para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e a noite.

Já no domingo (20), a passagem de uma frente fria combinada ao aquecimento superficial favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde e, novamente, há possibilidade de temporais, descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

Segundo o AlertaBlu, a Diretoria de Meteorologia segue monitorando a condição da atmosfera.