quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaAlertaBlu prevê calor de até 39°C e risco de pancadas de chuva...

AlertaBlu prevê calor de até 39°C e risco de pancadas de chuva com trovoadas e raios, em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider

 

O fluxo de calor do norte do país associado a um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera em Santa Catarina favorece a formação de áreas de instabilidade. Elas podem provocar pancadas de chuva rápidas e isoladas com trovoadas e descargas elétricas a partir da tarde desta terça-feira (29/01/19) em Blumenau.

A temperatura se eleva acentuadamente a tarde potencializando as áreas de instabilidade e aumentando o risco de temporal, mas de forma isolada. Temperatura máxima entre 37 e 39°C. Vento fraco de noroeste. Neste momento (8h46min), faz 28,4°C com sensação térmica de 33,8°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 2h, quando fez 26,8°C. O rio Itajaí-Açu está com 85 cm e a umidade relativa do ar em 83,2%.

Santa Catarina – Sol e calor, com pequena chance de pancadas de chuva isoladas e passageiras entre a tarde e noite, especialmente no Oeste e Sul do estado. Temperatura alta, acima de 33°C em boa parte das regiões catarinenses, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado. Sistema de alta pressão (massa de ar quente) no Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (30)

Blumenau – O calor associado a cavados em baixos níveis da atmosfera que se propagam por Santa Catarina, formando áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas entre a tarde e à noite. Há risco de temporal, com rajadas fortes e momentâneas de vento, bem como chuva intensa em curto período de tempo. Temperatura mínima entre 24 e 26°C e máxima entre 38 e 40°C. Vento fraco de noroeste.

Santa Catarina – O tempo continua com muito sol e calor, mas entre a tarde e noite podem ocorrer pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica. Risco de temporais localizados com ventania e chuva intensa em curto período. A temperatura deve chegar a 40°C em alguns municípios. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado. O sistema de alta pressão (massa de ar quente) continua atuando no Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (31)

Blumenau – Permanecem as condições típicas de verão, com calor intenso, associado a alta umidade do ar formam áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite. Não se descarta a ocorrência de temporal bem como queda de granizo de forma isolada. As temperaturas seguem elevadas com mínima entre 23 e 25°C e máxima entre 38 e 40°C. Vento fraco de noroeste.

Santa Catarina – O tempo continua ensolarado mas com aumento de nuvens no Estado. A partir da tarde pancadas de chuva com risco de temporais localizados, com ventania, descarga elétrica e granizo, devido a chegada de uma frente fria ao litoral Sul. Mas um dia de temperaturas altas, que deve chegar próximo a 40°C em alguns municípios. Vento nordeste a noroeste, com variação para sudeste no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (1º de fevereiro)

Blumenau – Condição para pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas em virtude do deslocamento de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O calor persiste e potencializa as áreas de instabilidade associadas ao sistema de baixa pressão, aumentando o risco para temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e chuva volumosa em curto período. A temperatura mínima varia entre 24 e 26°C e máximas entre 38 e 40°C.

Blumenau – Manhã com sol entre nuvens no Oeste e Meio Oeste, e pancadas isoladas de chuva do Planalto ao Litoral. Na tarde e noite pancadas isoladas com descarga elétrica em todas as regiões do estado, devido ao calor e a aproximação de outra frente fria. Risco de temporais localizados, com ventania, chuva intensa em curto período e granizo. Temperatura segue alta, com sensação de ar abafado. Vento variável de sudeste e nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

sábado (2/02)

Blumenau – O deslocamento de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina cria condições para pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. As áreas de instabilidade associadas ao sistema de baixa pressão, aumentam o risco para temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento e chuva volumosa em curto período. A temperatura mínima deve ficar em torno dos 25°C e a máxima não deve passar dos 40°C.

Santa Catarina – Variação de nuvens com aberturas de sol na maioria das regiões, no decorrer do dia. Na tarde e noite pancadas isoladas em todas as regiões do estado. Risco de temporais localizados, com ventania e chuva intensa em curto período. Temperatura segue alta, com sensação de ar abafado, com vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 3 e 12 de fevereiro de 2019

Nos dias 3 a 5 de fevereiro, o tempo fica instável com mais nuvens e chuva na faixa leste do estado, devido à circulação marítima. Temperatura mais baixa no estado em relação à semana. No restante do período previsão de sol com elevação da temperatura e pancadas de chuva frequente, típicas de verão.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS