quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioClimaAlertaBlu prevê calor de 35°C, com risco de temporais isolados e rajadas...

AlertaBlu prevê calor de 35°C, com risco de temporais isolados e rajadas de vento em Blumenau

Foto: Júlio Pollhein

 

Predomínio de sol e variação de nebulosidade em Blumenau nesta quarta-feira (23/01/19). A temperatura aumenta no período da tarde com previsão da máxima ficar entre os 33°C e 35°C. Neste momento (9h55min), faz 26°C com sensação térmica de 27,9°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 4h, quando fez 25,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,47 m e a umidade relativa do ar em 83,7%.

Um cavado (área alongada de baixa pressão) e o aquecimento superficial contribuem para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição para pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite. Há risco de temporais isolados, com descargas elétricas e rajadas momentâneas de vento intenso. Vento fraco a moderado de noroeste, passando a nordeste.

Santa Catarina – Muito sol e calor pela manhã e início da tarde, com aumento de nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas no decorrer da tarde e à noite, em todas as regiões. Chuva persistente no Litoral Norte e temperatura alta. Vento nordeste, com variações de leste no Litoral Norte, fraco a moderado. Sistema de baixa pressão no litoral do paranaense e catarinense. Uma frente fria se desloca pelo Rio Grande do Sul intensificando as áreas de instabilidade durante a tarde em Santa Catarina.

 

Quinta-feira (24)

Blumenau – A circulação marítima deixa o tempo instável no decorrer do dia, quando haverá presença e variação de nebulosidade. Devem ocorrer períodos de melhoria e condição para chuva fraca e isolada de forma ocasional. A maior cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura que tende a ficar mais baixa em relação aos dias anteriores. Mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 27 e 29°C. Vento fraco de sudeste/leste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto, com chuva por alguns momentos, principalmente no início e fim do dia no Litoral, por influência de um sistema de baixa pressão no litoral paulista e a passagem de uma frente fria em Santa Catarina. Nas demais regiões sol, com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoada entre a tarde e noite. Temperatura amena em relação aos dias anteriores, com maior elevação no Oeste. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Sexta-feira (25)

Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste da Região Sul segue favorecendo o transporte de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí. Desta forma, mantém-se condição de tempo instável em Blumenau, com muita nebulosidade, períodos de melhoria e chuva fraca e isolada na madrugada e, posteriormente, entre a tarde e a noite. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 28 e 30°C. Vento fraco a moderado de sudeste/leste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens durante a tarde. Chuva fraca e localizada do Oeste ao Litoral Norte, nas áreas próximas ao Paraná, durante a noite. Temperatura em elevação, amena em relação aos dias anteriores. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

 

-Sábado (26)

Blumenau – A circulação marítima segue influenciando as condições meteorológicas, favorecendo a presença e variação de nebulosidade, bem como a condição para chuva isolada, principalmente nos extremos dos dias. As aberturas de sol auxiliam a elevação da temperatura, com mínimas que variam entre 22 e 24°C e máximas entre 28 e 30°C.

Santa Catarina – Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva fraca por alguns momentos no Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis ao norte do Estado. Temperatura elevada, vento nordeste no interior, fraco a moderado na maior parte de SC e mais intenso com rajadas na faixa litorânea.

 

Tendência para SC, entre 27 de janeiro e 5 de fevereiro de 2019

Nos dias 27 e 28, variação de nebulosidade e chuva fraca à noite no Litoral, com maiores períodos de sol e pancadas bem isoladas de chuva associada ao calor do Oeste ao Planalto. A partir do dia 29, as pancadas de chuva ocorrem de forma melhor distribuída em no Estado, com maior frequência de frentes frias e maiores chances de temporais.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS